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Sexta-feira, 29 Março, 2024
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Jovem empreendedor de Ponte de lima distinguido em concurso de ideias inovadoras

Um jovem empreendedor de Ponte de Lima que desenvolveu um conceito de railes de proteção rodoviária fabricados a partir de pneus reciclados foi distinguido recentemente no concurso de ideias inovadoras promovido pelo BICMINHO.

Igor Ribeiro, de 28 anos, apresentou o “BINOV”, um novo sistema de protecção rodoviário composto por materiais reciclados, mais leve e seguro do que os atualmente utilizados nas rodovias europeias. No âmbito deste projecto, desenvolvido em parceria com outros três jovens empreendedores minhotos, o jovem licenciado em Química pela Universidade do Minho, identificou um problema grave nos actuais sistemas de railes, que podem ser letais em caso de acidentes que envolvam motociclistas ou transeuntes. Igor Ribeiro conta que tudo começou há mais ou menos um ano atrás, durante uma viagem de férias com um dos seus colegas de projecto, o Bruno.

“Eu e o Bruno fomos de férias e presenciamos um acidente. Foi então que pensamos se não seria possível fazer alguma coisa para minimizar os danos causados pelos embates, principalmente nos motociclistas”.

As férias acabaram, Igor e Bruno regressaram ao trabalho mas não abandonaram a ideia. Decidiram investir nela e concorreram ao IdeiaLab, um concurso na Universidade do Minho para melhor desenvolverem o projecto.

“Fomos com a ideia para lá no sentido de melhor a estudarmos e desenvolvermos. Também quisemos perceber os mercados para sustentar a ideia. Neste momento estamos a preparar tudo para concorrermos aos projectos QREN e estamos a criar parcerias para conseguirmos levar a ideia para a frente”, explica.

O projecto traduz-se num novo sistema de protecção das estradas idealizado em plástico, mais seguro e com menos impactos.

“Estudos realizados sobre acidentes de motociclismo demonstram que o impacto contra um rail de protecção metálico a uma velocidade de 30km/h é o suficiente para provocar fraturas, amputações e mesmo danos na coluna vertebral”, realça o jovem empreendedor.

“A vantagem de utilizar a mistura de borracha reciclada é de que tem grande capacidade de absorver as forças de impacto. É capaz de amortizar o impacto do corpo de uma pessoa, por exemplo, mas também há a possibilidade de ter o efeito de «parede» no caso do embate de um camião ou um automóvel, evitando o seu despiste para fora da rodovia. O design é revolucionário, não tem nada a ver com o que se usa actualmente”, explica Igor Ribeiro.

Neste momento, o projecto encontra-se em fase de concretização e o próximo passo será a realização de um protótipo.

“Virtualmente ele já está feito. Através de softwares já realizamos simulações e uma série de estudos. O passo seguinte é passar para a parte física, ou seja, ter alguma coisa para mostrar às pessoas. É por isso que estamos a concorrer aos projectos QREN para conseguirmos o financiamento necessário para avançar com o protótipo”.

Em 2015 o Igor e os seus colegas querem ter o protótipo pronto, os testes todos feitos para depois avançarem com a produção.
Vender o produto no mercado mundial é o grande objectivo, como revela o jovem investigador de Ponte de Lima.

“Queremos vender em Portugal mas também queremos ir para fora, o nosso lema é de Portugal para o mundo. Só para ter uma ideia, na Europa existem seis mil milhões de quilómetros de estrada, o que equivale a mais de doze mil milhões de protecção de rails de estrada. Sabemos que nos países nórdicos existe uma forte aposta na segurança, o lema deles é morte zero e por isso pensamos que a Europa do Norte é uma boa aposta”.

Relativamente aos custos, Igor Ribeiro diz que andará ela por ela.

“Inicialmente os custos poderão ser um pouco superiores mas com o tempo julgo que poderão ser reduzidos, aproximando desta forma os preços. Estamos a falar em diferenças entre os 10 e os 15 por cento, que serão largamente compensados pelos benefícios de podermos salvar vidas”.

Estudos realizados na União Europeia apontam para uma média anual de 40 mil motociclistas feridos por ano, sendo que seis mil sofrem ferimentos devido à protecção das estradas.

“O que nós pretendemos é reduzir esse número entre 50 a 75%”.

Numa investigação contínua, os 4 jovens envolvidos no projecto tem vindo a trabalhar no seu aperfeiçoamento.

“É um trabalho permanente, todos os dias acrescentamos coisas novas para melhorar aquilo que já temos. O objectivo é termos um projecto em finais de 2015. Temos dois anos para implementar, testar, ensaiar e pôr tudo conforme com a legislação. Os ensaios e a homologação é que tornam o projecto mais caro”, explica o investigador.

Para além dos aspectos ligados à segurança, o “BINOV” apresenta outras vantagens, nomeadamente ambientais. Para além de ser feito a partir de materiais recicláveis, nomeadamente pneus em fim de vida, pode ainda mudar de cor possibilitando um melhor enquadramento na paisagem. Numa fase posterior, poderá inclusive ser dotado de um GPS capaz de transmitir, em caso de acidente, informações detalhadas às equipas de socorro.

“Isso é possível, está a ser estudado e é uma componente muito interessante para o projecto”.

Desenvolvidos nos anos 70, os rails de protecção não sofreram até aos dias de hoje, ao contrário de outros aspectos ligados à segurança rodoviária, qualquer tipo de alteração.

“É inegável a evolução nos meios de transporte. Os carros, por exemplo, evoluíram imenso em termos de segurança. No caso das barreiras de protecção essa evolução não se verificou, não acompanhou essa evolução”.

Com a União Europeia atenta a estas questões da segurança e aberta a sugestões para a implementação de um novo tipo de rail, este poderá ser um projecto com muito futuro. É nisto que acredita Igor Ribeiro e os seus colegas.

“Existe uma grande abertura e uma grande sensibilização por parte da União Europeia para estas questões da segurança e isso é um grande ponto a nosso favor. Vai-nos ajudar a credibilizar o nosso projecto. Existe mercado, existe procura e nós vamos tentar agarrar essa oportunidade”, explica.

Acreditar na ideia e na sua concretização é fundamental para que o projecto avance pois “se assim não for ele nunca se irá concretizar. Nós nunca conseguiremos cativar os outros e atrair a sua atenção para o projecto se não acreditarmos nele”, remata.

Projecto premiado pelo BicMinho

O projecto desenvolvido pelo Igor e pelos 3 colegas foi distinguido recentemente no concurso de ideias inovadoras promovido pelo BICMINHO. O concurso realizou-se no âmbito do projecto “i9EIBT – Apoio à criação de empresas inovadoras e de base tecnológica”, promovido pelo BICMINHO, Centro Europeu de Empresas e Inovação para a região do Minho, num programa comparticipado pela CCDR-N através do ON.2 – O Novo Norte. As candidaturas distinguidas ficaram com o direito de, no âmbito do i9EIBT, usufruir dos apoios técnicos previstos no projecto, que incluem a realização do plano de negócios, apoio na obtenção de financiamento, candidaturas a sistemas de incentivo e acompanhamento na implementação do negócio, entre outros. A acção promovida pelo BICMINHO teve como primeiro objectivo impulsionar iniciativas empresariais na região norte baseadas em novos desenvolvimentos tecnológicos. No concurso destinado a ideias inovadoras, foram apresentados 43 projetos, 19 dos quais promovidos por empreendedores com idades entre os 25 e os 35 anos.

O “BINOV” ficou em 2º lugar. Na sessão que distinguiu as cinco melhores ideias apresentadas a concurso, o presidente do BICMINHO exortou os empreendedores que apresentaram as suas ideias neste concurso a nunca desistir dos seus projetos, apesar da conjuntura económica difícil. André Vieira de Castro lembrou o papel do BICMINHO no apoio à implementação de novas ideias e de projectos inovadores.

“O nosso objetivo é apoiar jovens empreendedores na viabilização dos seus projetos”, disse, esclarecendo ainda que, como se demonstrou na apresentação dos resultados do concurso de ideias, “é propósito do BICMINHO dar corpo a ideias inovadoras capazes de impulsionar a economia”.

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