16.4 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 25 Junho, 2024
spot_img
InícioRubricas - ArtigosA Lei, a Ética e a Moral, presunção e água benta. Habituem-se!

A Lei, a Ética e a Moral, presunção e água benta. Habituem-se!

Não me pesa na consciência
a prática de qualquer ato ilícito ou sequer,
de qualquer ato censurável.”

António Costa, 07/11/23

 

O peso na consciência, está em psicanálise claramente associado à moral católico-romana, à culpa e ao remorso. Ora assim sendo é natural que um não católico, esteja mais longe destes sentimentos inculcados por séculos de doutrinação cristã e social.

Mesmo aqueles para quem essa – quase genética – carga, se torna um fardo demasiado pesado, encontram nos gurus da Programação Neurolinguística ou da Inteligência Emocional, guias para os ajudar.

No fundo, não é preciso ter formação em Psicologia, para entender que, se uma determinada prática nos causa um peso na consciência e sentimento de culpa ou até remorso, há duas soluções possíveis: corrigimos essa prática ou, corrigimos a consciência.

Corrigir a prática é muitas vezes, pelas circunstâncias da vida, compromissos, dificuldades e problemas, extremamente difícil. Já corrigir a consciência, parece que se resolve com umas sessões de coaching e umas formações com uns gurus.

Aqui fica então, apenas um exemplo de um guia* que qualquer cidadão, mais se for responsável político, pode seguir para, ao longo dos anos, aliviar esse peso na consciência:

  1. Seja mais indulgente com suas fraquezas…
  2. Não existe ninguém perfeito…
  3. Fale sobre como se sente em relação à situação de culpa…
  4. Culpa não, Responsabilidade…
  5. Encare os erros como aprendizagens. …
  6. Ria dos seus deslizes…
  7. Livre-se da culpa!

Siga este guia e no fim, a sua consciência e a incerteza dos factos, talvez não o deixem ainda dizer “Não pratiquei”, mas conseguirá dizer, com ar solene “Não me pesa na consciência a prática.” Não é a mesma coisa, mas parece.

https://www.arita.com.br/portal/voce-nao-tem-culpa-6-dicas-de-como-trabalhar-o-peso-na-consciencia/

Porto, 8 de Novembro de 2023

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares