11.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 26 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaDança abre nova temporada do Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima

Dança abre nova temporada do Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima

O Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima apresenta no próximo sábado 3 de Outubro pelas 22h, o espetaculo “Eros e Psiquê” da Companhia de Dança Contemporânea de Évora

“Num Universo do subconsciente, num ambiente onírico desenvolve-se a história de amor de Eros e Psiquê.
Duas personagens etéreas. Uma história de paixão, entrega confiança, força e fidelidade. Um caminho para o autoconhecimento e amor verdadeiro…
Uma dupla personalidade que gera opressão de sentimentos e uma essência que procura constantemente evidenciar-se. A luta entre as duas personalidades e o abandono e o despojar de um ego, que leva ao verdadeiro encontro entre o amor e a alma.
O sonho como realidade, o pensamento suspenso e a liberdade de escolha, o poder voltar a esse momento…

Um poema…

Eros é representado na mitologia grega como o deus do amor e Psiquê representa a alma. A história tem tido recorrente atualização ao longo da História e tem sido utilizada pelos estudiosos para simbolizar o desenvolvimento da alma, um percurso para o autoconhecimento e descoberta do verdadeiro amor.
Nenhum herói se faz sem provar a sua coragem e convicção.
Eros e Psiquê é história de uma heroína que demonstra ao longo de toda a ação que através do esforço e perseverança consegue atingir os seus objetivos
Os corpos rasgam o espaço através da projeção do gesto, o toque entre os corpos geram viagens sensoriais que elevam o pensamento.
A imagem plástica e cromática é ampliada pelo desenho de luz de Paulo Graça remetem-nos para uma dimensão superior, um lugar onírico onde só as almas se tocam. Os figurinos de José António Tenente inscrevem os personagens numa atmosfera teatral, num ambiente marcado pela linguagem do contemporâneo, preenchida musicalmente pelas sonoridades de Dobrinka Tabakova, Eugene Ysaÿe e César Viana.
Os bailarinos através da sua interpretação tornam o sonho da lenda de Eros e Psiquê, numa realidade mitológica, numa realidade contemporânea.
A postura do corpo em movimento, a estrutura dramatúrgica experimenta uma linguagem cénica próxima da Tragédia Grega.”

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares