No âmbito das comemorações dos 39 anos do 25 de Abril de 1974, inserido na iniciativa “Semana do Poder Local”, o Jornal C – O Caminhense entrevistou em 2013 os ex-presidentes da Câmara Municipal de Caminha e a presidente da altura, Júlia Paula Costa. Um trabalho da jornalista Susana Ramos Martins que foi publicado num suplemento do Jornal C – O Caminhense alusivo à efeméride. As entrevistas visavam dar a conhecer a vivência em democracia dos autarcas que lideraram o concelho de caminha até àquela data.
Horácio Benvindo da Silva, José Joaquim Pita Guerreiro, Valdemar Patrício e Júlia Paula Costa responderam a várias questões colocadas pelo Jornal C – O Caminhense. Uma das questões foi como estaria o país quando se celebrassem os 50 anos do 25 de Abril de 1974, ou seja, este preciso momento. Conheça as previsões dos ex-autarcas.
Horácio Benvindo da Silva (1974-1976): “Melhor não vai estar. Isto chegou ao ponto zero. (…) Mas não podemos perder a esperança.”
José Joaquim Pita Guerreiro (1976-1993): “Se a comunidade europeia reforçar as suas instituições, creio que estará melhor.”
Valdemar Patrício (1993-2001): “Estará melhor do que está agora e não será muito difícil. (…) Penso que haverá uma mudança de ordem social, mas sempre no respeito pela democracia.”
Júlia Paula Costa (2001-2013): “Era bom para o nosso país que a verdadeira vivência do 25 de Abril fosse a conquista da nossa liberdade financeira e de soberania.”
Relembre este suplemento para a edição impressa do Jornal C – O Caminhense em papel: