Em 16 Abril, 2018 Por Em Cultura

Melhores Bloggers de Viagens de Portugal percorrem Caminho de Santiago

Os melhores Bloggers de Viagens de Portugal foram premiados na BTL’18 com uma viagem de 5 dias e 4 noites de redescoberta do Caminho Português da Costa, que começa esta segunda feira, dia 16 de abril e vai até sexta, 20 de abril.

Este é um caminho, agora em fase de revalorização, e que une 10 Municípios, do Porto a Valença, sempre rumo a Santiago.

Nesta semana, os bloggers de viagens nacionais e internacionais, percorrerão 7 dos 10 concelhos que forma esta rede: Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Caminha e Vila Nova de Cerveira e Valença, além do destino final de todos os Caminhos, Santiago de Compostela.

É a primeira vez que o Caminho Português da Costa se mostra, através da experiência de o percorrer, aos melhores Bloggers de Viagem nacionais e internacionais para, a partir do que estes escrevem e fotografam, se dar a conhecer  a todos os que procuram viajar em Portugal – e a partir de Portugal – no caminho que une dez municípios do Norte de Portugal, do Porto a Valença, passando por Viana.

Esta é uma rede que consolidou primeiro e agora valoriza o Caminho Português de Santiago pela Costa, sendo este aquele que apresenta um maior crescimento de procura no passado recente.

E que melhor forma de assinalar uma nova viagem do que essa nova viagem premiar quem mais e melhor escreve sobre viagens e, assim, nos leva a viajar sem sair do seu blogue?

Por isso, os melhores blogues de viagem, sejam os de fotografia, os profissionais, os de viagens pessoais – ou, no que é uma novidade em 2018, os que promovem Portugal em outras línguas que não a de Camões – bem como o blogue preferido pelo público, vão passar 5 dias e 4 noites a percorrer parte do Caminho Português da Costa, sentindo a cada passo os seus aromas marítimos e os seus paladares da terra, conhecendo as gentes genuínas que nele habitam e descobrindo as ideias que por ele, há muito, circulam, e tendo sempre como horizonte aquele que também será o seu destino final: Santiago de Compostela.

Esta viagem culmina, na próxima sexta feira, dia 20 de abril, na Alfândega Régia de Vila do Conde, com a organização de um workshop dirigido a operadores e promotores turísticos, para que estes possam qualificar cada vez mais o produto e serviço turísticos que oferecem a quem participa no Caminho Português da Costa.

O Projeto de Criação de Identidade do Caminho Português da Costa é resultado do esforço de cooperação intermunicipal de valorização do património turístico, cultural e religioso ligado pelo Caminho Português da Costa, assim valorizando a sua inscrição como Caminho de Santiago com um rosto bem identificável, atrativamente caracterizado e territorial e turisticamente apelativo e coerente. O Caminho Português da Costa, através deste projeto, afirma-se como um produto turístico com importância crescente, beneficiando do incremento de fluxos turísticos que têm ocorrido na região norte litoral de Portugal.

 

Acerca de

Cidália Aldeia

Chefe de Redação