9.1 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 11 Dezembro, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Rui Lages garante que não há qualquer "atentado arqueológico" no Castro...

Caminha: Rui Lages garante que não há qualquer “atentado arqueológico” no Castro de Sto. Amaro

Liliana Silva insiste que sim e aconselha o presidente a estudar melhor os dossiers.

A Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) voltou a pedir explicações ao executivo camarário acerca do “atentado arqueológico” levado a cabo no Castro de Santo Amaro situado na freguesia de Riba de Âncora.

Liliana Silva 20 Nov 2024 1

Depois de numa reunião de Câmara realizada no passado mês de outubro a coligação de direita ter denunciado este caso sem que da parte do executivo tivesse havido qualquer explicação, a vereadora Liliana Silva voltou a abordar o assunto na reunião de câmara de 20 de novembro, pedindo uma vez mais explicações ao presidente do executivo e se a Câmara já tinha diligenciado no sentido de minimizar os estragos efetuados naquele castro.

 

Rui Lages 20 Nov 2024 1

Rui Lages disse não conhecer o relatório nem a tese de doutoramento exibidas por Liliana Silva na reunião de câmara em que o problema foi denunciado. Contudo, consultados os serviços camarários, o presidente da autarquia garante que na zona do pomar e da vinha comunitária não existe qualquer impedimento ou condicionante.

 

Em resposta ao presidente da Câmara, Liliana Silva lamentou que o edil não conheça a tese de doutoramento, referindo que se fosse ela, tinha procurado conhecer e estudar o conteúdo da mesma, por forma a perceber o pedido de esclarecimento feito pela oposição. A eleita chamou a atenção para a existência de outros castros no concelho e a necessidade dos mesmos serem identificados, registados e se possível recuperados. Liliana Silva lembrou ainda a Cividade de Âncora, para a qual foi elaborada uma candidatura com vista à sua classificação, sendo que a mesma “permanece numa gaveta há anos”.

 

Ainda sobre este tema do castro de Sto. Amaro, Rui Lages garantiu que o mesmo não se localiza nas áreas intervencionadas pela Câmara para a criação do Pomar e da Vinha Comunitária. Isso mesmo, diz o autarca, pode ser comprovado no PDM atual.

 

Ficha Técnica Castro Sto Amaro Constante Do Pdm Anterior
Ficha Técnica Castro Sto. Amaro constante no PDM atual

Liliana Silva contrapôs referindo que por isso mesmo votou convictamente contra o PDM atual e aconselhou o presidente da Câmara a consultar os PDM anteriores onde poderá encontrar informações pertinentes.

 

Rui Lages não vê necessidade de consultar PDM anteriores já que o que interessa, diz o autarca, é o que está em vigor, que foi elaborado com base em pareceres de diversas entidades.

 

“Atentado arqueológico” denunciado pela OCP novamente debatido em reunião de câmara.

O Jornal C – O Caminhense já contactou a CCDR-N para saber se já foi avaliado o atentado arqueológico denunciado pela oposição em reunião de câmara ao Castro de Santo Amaro em Riba de Âncora, se os técnicos daquela entidade já visitaram o local e que medidas, em caso de se verificar a sua parcial destruição, estão a ser tomadas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares