8.4 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 10 Dezembro, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Câmara quer requalificar a Praça da República em VPA com recurso...

Caminha: Câmara quer requalificar a Praça da República em VPA com recurso a mais um empréstimo

Para a oposição, esta intervenção, em ano de eleições, “é despesismo, é luxo, é para ir buscar votos”, quando há tantas obras para fazer em Caminha, Moledo, Cristelo, Argas, e no resto do concelho.

A Câmara Municipal de Caminha aprovou na reunião de câmara realizada ontem, por maioria com os votos contra da Coligação OCP, a possibilidade da contração de um empréstimo de médio e longo prazo até 2 milhões e 900 mil euros, por sete anos, para a realização de várias obras no concelho de Caminha. Entre as obras que a Câmara pretende levar a cabo em 2025, está a requalificação da Praça da República em Vila Praia de Âncora, uma intervenção que foi bastante contestada pela oposição que considerou que tal como está, a referida praça está muito bem e com bastante dignidade e portanto não há necessidade de proceder a qualquer obra de requalificação. Aliás, para a oposição a contração deste empréstimo acontece porque no próximo ano há eleições e a Câmara precisa de apresentar obra que não conseguiu fazer nos últimos 3 anos. Ainda segundo os vereadores da oposição, muitas das obras que a Câmara pretende levar a cabo podiam ser incluídas no orçamento municipal do próximo ano sem ser necessário recorrer a qualquer empréstimo, até porque lembram, “no próximo ano a Câmara vai receber mais 1 milhão de euros de transferências do Estado”.

Liliana Silva Rcc 6 Nov 2024
Liliana Silva (OCP)

Isto mesmo foi sublinhado pela vereadora da Coligação o Concelho em Primeiro (OCP), no início da discussão da proposta.

 

A requalificação da Praça da República, uma das obras que a Câmara pretende levar a cabo no próximo ano, foi bastante criticada pela oposição que discordou da mesma. Segundo a OCP, com tanta obra a fazer pelo concelho, não se compreende esta opção do executivo. “É despesismo, é luxo, é para ir buscar votos”, atirou.

 

Já a intervenção na Rua do Paço, outra das obras previstas, foi considerada importante e urgente pela vereadora. No entanto Liliana Silva não percebe porque é que a Câmara em anos anteriores orçamentou verbas para investimento e não as usou na totalidade, recorrendo agora inexplicavelmente a um novo empréstimo bancário.

 

Idalina Fernandes Rcc 6 Nov 2024
Idalina Fernandes (OCP)

Também a vereadora da OCP, Idalina Fernandes, fez questão de deixar a sua opinião sobre este assunto, sublinhando que as obras anunciadas pela Câmara só acontecem porque 2025 é ano de eleições. Lembrou ainda que as obras levadas a cabo pelo executivo PS foram poucas e mal feitas.

 

Nuno Valadares Rcc 6 Nov 2024
Nuno Valadares (OCP)

Referindo-se às obras que a Câmara pretende levar a cabo, considerando que algumas são desnecessárias e por isso não concorda com elas, o vereador Nuno Valadares da OCP lamentou que a criação de uma zona para guardar aprestos para os pescadores de Caminha, essa sim uma obra necessária, não conste na lista apresentada pela Câmara.

 

Rui Lages Rcc 6 Nov 2024
Rui Lages, Presidente da Câmara Municipal de Caminha

Para Rui Lages, presidente da Câmara de Caminha, é bem evidente a posição da OCP em relação à contração do empréstimo: “São contra”.

Relativamente à obra da Praça da República o autarca considerou a posição da OCP “um subterfúgio para esse voto contra” e explicou o porquê desta obra estar incluída na lista.

 

Em desacordo, Liliana Silva considerou que a proposta apresentada pela Comissão do Centenário de Vila Praia de Âncora para requalificação da Praça da República não era representativa da vontade da generalidade da população daquela freguesia e desafiou mesmo a Câmara a colocar o assunto em discussão pública, consultando desta forma a população. Segundo a vereadora esta proposta nem sequer foi unânime no seio daquela comissão.

 

E por falar na comemoração do centenário da Vila, Liliana Silva lamentou que a programação não tivesse tido um momento dedicado aos pescadores.

 

Posta à votação, a proposta para a contração de um empréstimo até 2 milhões e 900 mil euros foi aprovada com os votos contra da OCP e os votos favoráveis do Partido Socialista. Liliana Silva justificou em declaração de voto a posição da sua bancada.

 

Em causa estão 14 obras, como pode conferir no quadro abaixo.

Tabela Emprestimo

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares