Faleceu hoje, vítima de doença prolongada, Vasco Presa, presidente da Associação dos Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora.
O mestre Vasco, como era conhecido, foi sempre um defensor da profissão e lutou arduamente ao longo de anos pela melhoria das condições de trabalho da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora.
Infelizmente faleceu sem ver o seu Portinho intervencionado, aliás esta foi uma das grandes batalhas que travou nos últimos anos, a par de outras como a certificação do pescado bem como a questão das eólicas offshore que o Governo socialista se preparava para instalar ao longo da costa de Caminha.
Vasco Presa adorava o mar e era esta paixão e respeito que tentava passar para os mais jovens a quem muitas vezes desafiava para abraçarem esta profissão.
A nível político desempenhou funções de membro da Assembleia Municipal, eleito pela Coligação O Concelho em Primeiro.
Na rede social facebook várias instituições já lamentaram o falecimento do pescador.
O Concelho em Primeiro (OCP) lamentou a morte do “seu companheiro de lista e deputado municipal”, salientando a sua coragem e a “marca de integridade, perseverança e proximidade com as pessoas”.
Horas depois, o município também publicou uma nota de pesar e decretou um dia de luto municipal, pelo falecimento do deputado municipal Vasco Presa, a concretizar-se no dia do seu funeral.
O Jornal C lamenta o falecimento de Vasco Presa e apresenta à família, amigos e comunidade piscatória, as mais sentidas condolências.



