12.2 C
Caminha Municipality
Sábado, 25 Janeiro, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Associação de Pescadores faz balanço “extremamente positivo” da visita do Ministro...

Caminha: Associação de Pescadores faz balanço “extremamente positivo” da visita do Ministro das Pescas ao Portinho de V.P.A.

A Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora, faz um balanço “extremamente positivo” da visita e da reunião de trabalho realizada na zona Portuária de Vila Praia de Âncora, e na qual participou além de outras entidades, o Ministro das Pescas José Manuel Fernandes.

Segundo Carlos Sampaio, dirigente da Associação Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora, “após o encontro, tanto a associação como os organismos responsáveis pela gestão portuária saem mais fortalecidos e coesos nas ações que deverão implementar a partir de janeiro de 2025. Tanto o Ministro como a Secretária de Estado Cláudia Aguiar desempenharam um papel crucial na construção desta harmonia em torno das futuras dinâmicas para a requalificação o porto de mar, bem como para a definição de regulamentos e estratégias de manutenção do espaço portuário“, divulgou aquele dirigente.

0

Depois da receção ao Ministro e Secretária de Estado, foi apresentada à comitiva a maquete que simboliza a requalificação do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora. Carlos Sampaio expôs o estudo de requalificação, desenvolvido pelo Professor António Trigo Teixeira do Instituto Superior Técnico, destacando que a proposta de construção de um anteporto “reflete o consenso dos pescadores locais”, frisou. Durante a sua intervenção, o representante dos pescadores, apelou aos governantes para que esta requalificação seja concretizada “com a máxima urgência“.

José Manuel Fernandes 6

A comitiva seguiu depois para o Porto de Mar Sul (Portinho Velho), direcionado à náutica de recreio e à pesca desportiva embarcada. No local, Carlos Sampaio manifestou aos governantes, a necessidade de remoção de uma duna de areia, formada ao longo de dois anos, que bloqueia a rampa de acesso do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). Segundo explicou, “esta duna contribui significativamente para o assoreamento da bacia portuária”, alertou. Foi também apresentada a situação dos três pontões flutuantes reabilitados em 2021, que permanecem em terra devido à impossibilidade de instalação causada pelo assoreamento.

Edificio Onda

No edifício “Onda”, construído em 2013 para dinamizar a náutica de recreio e a pesca desportiva embarcada, os membros do Governo constataram que a infraestrutura nunca foi utilizada para o propósito original nem entregue à gestão do poder local ou da associação de pescadores. O edifício inclui uma sala de convívio para pescadores e um guincho de embarcações, ambos sem uso adequado. Foi reforçada a importância de acelerar a transferência de competências desta estrutura para o município ou para a associação.

Relativamente ao Porto Sul, foi assumido o compromisso de remover a duna e realizar o desassoreamento necessário para possibilitar a instalação dos pontões flutuantes. Adicionalmente, a administração da Docapesca comprometeu-se a instalar barreiras para delimitação de áreas e melhorar as condições da rampa sul”, avança Carlos Sampaio.

NoPorto Norte, dedicado à pesca profissional, foi destacada a necessidade de liberar espaço no logradouro norte, deslocando as embarcações de pesca desportiva embarcada para o Porto Sul, após a resolução dos problemas previamente mencionados. “A administração da Docapesca comprometeu-se a reparar a passarela do pontão flutuante até ao final de janeiro de 2025 e a instalar uma grua fixa no pontão da pesca profissional, também nesse mês. Ficou igualmente decidido existir acesso condicionado à zona portuária da pesca profissional, tanto pelo portão norte como pelo portão sul, mantendo-se assim para garantir a segurança de pessoas e bem”, acrescentou.

Adicionalmente, foi acordada a requalificação de infraestruturas, incluindo a melhoria da iluminação nos armazéns, a remodelação da rede de abastecimento de água e a renovação dos dois pimenteiros, intervenções estas programadas para o primeiro trimestre de 2025.

Portinho

Na reunião à Porta fechada realizada  na sede da Associação de Pescadores, participaram o Ministro e a Secretária de Estado, os presidentes das Associações de Pescadores Carlos Sampaio e Vasco Presa, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, e representantes da Docapesca, DGRM, APA e CCDR-N.

Segundo Carlos Sampaio, “nessa reunião foram abordadas as principais necessidades de manutenção e equipamentos para o Porto Sul, Porto Norte e mercado de pescado. Também foram debatidas estratégias para melhorar as condições dos pescadores profissionais e na náutica de recreio e pesca desportiva embarcada e foi criada uma dinâmica para ser possível rentabilizar toda a zona portuária sul e edifício “onda”. O regulamento portuário para os portos Sul e Norte será elaborado no primeiro trimestre de 2025.

No final da reunião, José Manuel Fernandes sublinhou que todos os organismos presentes, “têm de dar o seu contributo para rapidamente serem executados trabalhos para mitigar os efeitos colaterais do assoreamento do porto de mar”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares