9.7 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Centro de Imagem, Identidade e Memória inaugura este sábado...

Viana do Castelo: Centro de Imagem, Identidade e Memória inaugura este sábado a bordo do Navio Gil Eannes

O Centro de Imagem, Identidade e Memória da Câmara Municipal de Viana do Castelo é inaugurado este sábado a bordo do Navio Gil Eannes. A nova valência é criada como instrumento funcional para fomentar o conhecimento do património imagético do Município, que compreende os espólios fotográficos, o fundo postal e o fundo fílmico em arquivo, bem como promover o reconhecimento da produção contemporânea de fotografia, no universo de identidade local.

O espaço, a funcionar a bordo do antigo navio-hospital, compreende instalações para tertúlia e sala de exposições. A inauguração do espaço acontece com uma exposição de fotografia de Egídio Santos, dedicada aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

O Centro de Imagem, Identidade e Memória tem como missão a identificação, tratamento, manutenção, análise e estudo, promovendo a valorização do património imagético do Município.

Numa lógica de serviço público, orientado por princípios de cariz identitário, cultural, pedagógico e de investigação, visa assumir a acessibilidade à informação, afirmar o comprometimento de apresentação, quer das imagens, quer dos suportes comunicacionais, que estas passem a constituir, disponibilizando-as dessa forma aos serviços da Câmara Municipal de Viana do Castelo e à fruição pública.

Através do processo de ‘construção de memória futura’, na determinação da identidade e da memória coletiva, o Centro de Memória, Identidade e Imagem vai contribuir para o desígnio da cultura identitária local, do desenvolvimento sustentável e efetivamente, potenciador de coesão territorial.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares