8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioPodcastsV.P. de Âncora - Um local de excelência para comer bom peixe

V.P. de Âncora – Um local de excelência para comer bom peixe


Frito, assado, grelhado ou cozido, são muitas as formas de comer peixe, um dos alimentos mais recomendados pelos médicos e nutricionistas, tendo em conta os benefícios que tem para a saúde das pessoas, de todas as idades.

São tantos os benefícios que o seu consumo é recomendado pelo menos duas vezes por semana. A textura macia e sabor único, fazem do peixe um alimento irresistível à mesa e são muitos os portugueses que não o dispensam da sua dieta alimentar.

De resto Portugal é o terceiro maior consumidor de peixe do mundo, 55 Kg por ano e por habitante, o que obriga a importar cerca de dois terços do pescado que chega à mesa dos consumidores, apesar de sermos o país da Europa com a maior zona económica exclusiva. Portugal possui hoje jurisdição sobre uma área marítima de cerca de 1.7 milhões de quilómetros quadrados, o que corresponde aproximadamente a 19 vezes a sua área terrestre. Esse número faz de Portugal o 11º maior país do mundo em termos de espaços marítimos.
A par desta elevada taxa, há a salientar a grande diversidade de espécies e produtos que são consumidos bem como a diversidade de tratamentos culinários que proporcionam uma grande variedade de pratos.
Assim, o número de espécies desembarcadas ultrapassa as três centenas, no entanto, a sardinha, o carapau, o polvo, a pescada e o peixe-espada são as mais expressivas.

vpa-mercado

 

É bom, é do nosso mar

Apresentado que está este alimento de grande valia para a saúde de quem o consome, o convite é para que embarque agora numa viagem que o levará até Vila Praia de Âncora, local de excelência para o consumo de peixe.
Na sua maioria pescado pelos pescadores locais, o peixe que é servido nos restaurantes da vila é de grande qualidade, é o “peixe do nosso mar” apregoam na lota as peixeiras logo pela manhã.
A qualidade e fama do peixe de Vila Praia de Âncora atrai à vila muitos apreciadores que ali se deslocam propositadamente para degustar os sabores do mar.
Em Vila Praia de Âncora existem dezenas de restaurantes e em todos eles o peixe é rei.
Filetes de pescada, robalo grelhado, sardinha na brasa, choco, são apenas algumas das espécies que constam das ementas. Tudo peixe fresco garantem-nos.

O peixe anda escasso

A visita a Vila Praia de Âncora começa pela manhã e a primeira paragem é na lota junto ao Portinho. Os barcos estão a chegar com o que o mar deu durante a noite e a azáfama é grande.
Por ali já se encontra muita gente à espera de ver o que trazem os barcos. Alguns vieram só ver, outros vieram comprar. Entre eles encontram-se proprietários de restaurantes da vila que ali rumam diariamente à procura de peixe fresco para vender nos restaurantes. Mas não só, também vem gente de outros lados, “sim porque o nosso peixe também é consumido noutros locais”, explica a vendedora de uma das bancas da lota.

novajerusalem

 

Junto ao cais, mesmo por trás da lota, acaba de atracar o “Nova Jerusalém”. A embarcação saiu por volta da meia noite e chegou perto das 10 da manhã. A tripulação trabalhou a noite inteira mas o resultado não foi o esperado.

jonas santosJonas Santos explica que para a quantidade de aparelho largado deveriam ter apanhado muito mais peixe. “Olhe hoje não correu nada bem porque largamos muito aparelho e houve pouco peixe. Nós saímos por volta da meia noite, estamos a chegar agora e foi a noite toda a colher quase oito quilómetros de aparelho. Mesmo assim trazemos algum peixe mas muito pouco para a quantidade de aparelho que se alou”, explica.

Empilhadas no convés as caixas do peixe são transportadas uma a uma para terra. Lá dentro vem peixe das mais variadas espécies: choupa, polvo, faneca, linguado, ruivo, robalo, raia e outros que não conseguimos identificar. Muito desse peixe nem chega a ir para a banca, “é para satisfazer as encomendas”, explica-nos Virgínia Fão, uma das vendedoras do mercado instalado junto à lota, no Portinho de Vila Praia de Âncora. Mulher de pescador, a “Tia Gina”, como é conhecida no mercado, sabe de cor o nome de todos os peixes que são pescados na costa, “peixe que ultimamente anda muito escasso”, desabafa.

virginia fao“Isto está muito fraco. O inverno foi muito mau e o que tem acontecido é que os homens saem para o mar mas pouco trazem”. Mas nem a escassez de peixe tem feito aumentar muito os preços. Virgínia Fão explica que isso acontece “porque a procura também não é muita. Sabe como é, a carne rende mais do que o peixe e como as pessoas têm pouco dinheiro acabam por optar mais pela carne”.

De qualidade ímpar, o peixe de Vila Praia de Âncora é procurado por gente de todo o lado. “Agora nem tanto, mas há uns tempos atrás vinha gente de Guimarães, de Vizela, do Porto, buscar peixe aqui. Tem uma qualidade excecional, a água e boa, o fundo é bom e tem outra particularidade muito boa que e o facto de ser peixe do dia”.

Os restaurantes locais são clientes habituais dos pescadores de Vila Praia de Âncora. Diariamente, logo pela manhã, rumam ao mercado para comprar o peixe acabado de chegar do mar, peixe que é depois servido à mesa dos restaurantes.
“O peixe que os restaurantes procuram mais é o polvo, o robalo, a sardinha, o rodavalho, enfim bons peixes para grelhar na brasa que é o que as pessoas mais apreciam. E podem ter a certeza que se vierem comer a Vila Praia de Âncora o peixe é de qualidade”, garante Virgínia Fão.

jorge goncalvesContinuamos o périplo pelas bancas do mercado. Um pouco mais à frente Jorge Gonçalves, pescador desde tenra idade, está às voltas com um balde de percebes, “o resultado de uma madrugada de trabalho”, explica. Enquanto amanha os percebes, conta-nos que lhe “nasceram os dentes na praia” e por isso para ele a pesca não tem segredos.
Andou durante 23 anos embarcado à pesca do bacalhau passando depois a trabalhar nos navios de passageiros. “Andei pela Itália, pela América, olhe dei a volta ao mundo para aí umas três vezes. Agora como estou na pré-reforma vou-me entretendo e vou com alguns amigos à pesca enquanto espero pela reforma. A ver se ma dão, senão levam tudo…”.
O mar, que respeita acima de tudo, não tem andado generoso, “não tem dado grande coisa”.
“O peixe tem épocas e nesta altura o que por aqui mais se apanha é a sardinha. À parte disso também temos o robalo, sargo, carapau e uma ou outra espécie que vai aparecendo esporadicamente”.

raimundo presaSem ventos e correntes de feição, o peixe parece andar desaparecido como nos confirma Raimundo Presa pescador desde os 14 anos de idade. Saiu para o mar por volta das 3 da manhã e chegou já passava das 9. O mar, mais uma vez, não foi muito generoso.
“Tem sido muito complicado. Há uns dois meses a esta parte não ganhamos para as despesas, não há peixe. Não quero dizer com isto que o peixe tenha acabado, o que se passa é que são as correntes que não acontecem, os ventos que também não acontecem. O clima está diferente e isso reflete-se na quantidade do peixe”.
No barco costuma trazer cavalas, sardinha, congro, faneca, maragota, raia, linguado, polvo e alguns mariscos “e poucos mais. Estas são as espécies mais comuns nesta zona”.
Para os pescadores de Vila Praia de Âncora a vida não está fácil. “O Inverno foi muito duro, estivemos muito tempo parados. Depois o tempo melhorou um bocadinho, estivemos ali um mês que se pescou bem, mas ultimamente tem sido um bocado ruim para todos”.

Apesar do pouco peixe os pescadores ainda vão conseguindo fornecer a maioria dos restaurantes de Vila Praia de Âncora que são muito procurados por causa da fama da qualidade do peixe. E não é apenas fama, garantem-nos os pescadores que dizem que o peixe de Vila Praia de Âncora é uma especialidade.

marginal-vpa

 

Difícil é mesmo escolher

Do mercado damos um salto até à zona da marginal, local onde estão concentrados alguns dos melhores restaurantes da vila. No ar já se sente o cheiro a carvão e a peixe grelhado, já se preparam os almoços.
No meio de tanta e boa oferta, o que se torna difícil é mesmo escolher em qual entrar. Nada que não se resolva pois quem vai uma vez a Vila Praia de Âncora não deixa de voltar…
Após uma breve consulta pelas ementas ficamos a perceber que o peixe é rei por aquelas bandas.
Robalo ou linguado grelhado, polvo assado, sardinha na telha ou arroz de sardinha, filetes de pescada com açorda de marisco, são apenas algumas das muitas opções que oferecem os restaurantes que por estes dias já recebem muitos visitantes.

A primeira paragem é no Restaurante Vitória Mar, mesmo em frente à praia. Estamos perto do meio dia e lá dentro dão-se os últimos retoques para que à hora de almoço tudo esteja preparado.

Alexandra MirandaAlexandra Miranda é a proprietária e é com ela que ficamos à conversa durante alguns minutos. Conta-nos que está em Vila Praia de Âncora há dois anos e que depois de ter estado à frente de uma “casa” onde o forte era a carne, agora tudo mudou. “De facto a grande procura é o peixe, as pessoas de fora vêm de propósito a Vila Praia de Âncora para comer peixe porque sabem que a qualidade é garantida”.
O robalo, a sardinha, o rodovalho e o linguado, são os peixes mais procurados pelos clientes do Vitória Mar onde se come uma ótima Parrilhada de Peixe, um excelente arroz de robalo com gambas e a tradicional sardinha assada com salada de pimentos.

 

vitor-fonseca-fortalezaVítor Fonseca é o proprietário do restaurante Fortaleza que também vende o peixe de Vila Praia de Âncora, “sem dúvida o melhor da nossa costa”.
Na ementa, e como não poderia deixar de ser, lá está o peixe. Sardinha, rodovalho, linguado, entre outros, garantem satisfazer os palatos mais exigentes de clientes que vêm de outras paragens, “de Braga, do Porto e até de Espanha, em busca do bom peixe que sabem existir por estas bandas”.
Todos os dias, por volta das 9 ou 9.30, Vítor Fonseca desloca-se ao mercado para comprar peixe. “Ir ao mercado procurar o bom peixe que é pescado pelos nossos pescadores, é uma rotina que fazemos todo o ano, todos os dias”.

 

Antonio Domingues-ancoramarA última visita é ao restaurante Âncora Mar onde se servem os melhores filetes de pescada de que há memória, com uma açorda de marisco de comer e chorar por mais. Vale a pena experimentar. Mas as especialidades não se ficam por aqui. António Domingues, proprietário do restaurante, chama a atenção para o arroz “malandrinho” de tranches de sardinha, a sardinha na telha ou a petinga de escabeche, especialidades imperdíveis.
Os mariscos da costa, os percebes, a sapateira recheada com broa e as ameijoas, também se recomendam.

 

O peixe de Vila Praia de Âncora é sem dúvida um dos melhores cartões de visita desta vila que vive muito do e para o turismo. Se ainda não conhece esta na hora de rumar até esta vila Atlântica onde a simpatia, aliada a uma excelente gastronomia, são razões mais que suficientes para um visita obrigatória. Na marginal existem cerca de 25 restaurantes, fonte dinamizadora da economia local e fator de atração turística. Segundo os empresários vem gente de todo o país em busca do peixe fresco que dá fama à vila.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares