Depois de o semanário digital Caminha 2000 ter noticiado que Paulo Alvarenga se iria candidatar à Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora nas próximas autárquicas de 2025, o atual presidente da junta de freguesia de Riba de Âncora, que está em limitação de mandato, garantiu ao Jornal C que ainda não decidiu se irá apresentar a sua candidatura, agora à freguesia mais populosa do concelho de Caminha. Desconhece-se também se o irá fazer como independente, com o apoio do Partido Socialista ou até pelo PS, com o qual está vinculado desde 2013.
O autarca avançou com a novidade em declarações ao jornal Caminha 2000 a propósito da intervenção por parte da Junta de Freguesia no Castro de Santo Amaro em Riba de Âncora que, segundo a oposição referiu na reunião de câmara de 16 de Outubro, constitui um atentado arqueológico.
O autarca, em declarações exclusivas ao Jornal C, disse “ainda não ter uma opinião formada acerca da sua candidatura àquela freguesia” e logo que tome uma decisão, a comunicará ao Jornal C – O Caminhense.
Recorde-se que Paulo Alvarenga candidatou-se à Junta de Freguesia de Riba De Âncora em 2013, 2017 e 2021, sempre como independente. Em 2013 ganhou com 380 votos, em 2017 com 297 votos e em 2021 com 322 votos.
“Os falsos independentes”
Jorge Nande, líder da bancada da Coligação O Concelho em Primeiro na AM de Caminha, tem sido muito crítico acerca da postura independente deste e doutros presidentes de junta naquele órgão, que denomina de “falsos independentes”, por estarem vinculados e apoiarem a gestão socialista do município, como é demonstrado nas Assembleias Municipais, nas quais a votação do atual presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora é sempre em concordância com o Partido Socialista. Jorge Nande considera mesmo que a independência necessária à votação naquelas sessões pode ser posta em causa pelos contratos efetuados por Paulo Alvarenga em nome dos Baldios de Riba de Âncora com a Câmara Municipal de Caminha, violando a lei.
Na última reunião de câmara descentralizada, que ocorreu em Riba de Âncora no passado dia 7 de Agosto, Paulo Alvarenga fez um balanço positivo dos 12 anos enquanto presidente de junta, que no seu entender “correram bem”, salientando a “boa parceria” com a Câmara Municipal e o executivo socialista.