11.8 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 12 Fevereiro, 2025
spot_img

PÃO DAS ALMAS

Vem de tempos antigos os pobres receberem pão aquando da celebração do funeral de alguém. Os doridos oferecem pão pela alma da pessoa falecida, fazendo uma obra de misericórdia em sufrágio do ente querido: “dar de comer a quem tem fome”. Os mais pobres acorriam em grande número aos funerais, também com o objetivo de receberem o bendito alimento. Em troca faziam as obras de misericórdia “enterrar os mortos” e “orar a Deus pelos defuntos”.

Este costume ultrapassou as celebrações exequiais e, em algumas localidades, com o passar dos tempos, faz-se no dia de Todos os Santos (e também no de Fiéis Defuntos):

– O Mordomo das Almas distribui o pão no final da celebração da Santa Missa, pedindo para rezar pelas Almas do Purgatório, sobretudo as mais abandonadas. Cumpre-se, então a obra de misericórdia “rogar a Deus por vivos e defuntos”. A pessoa que leva o pão fica com o encargo de oferecer orações e sacrifícios em sufrágio das almas.

Por isto é que se chama “PÃO DAS ALMAS”.

 

Haverá o “PÃO DAS ALMAS” nas seguintes paróquias e nos seguintes horários:

 

Dia 1 de novembro, solenidade de Todos os Santos e dia santo de guarda:

08:15 – Arga de Cima

09:30 – Arga de Baixo

11:00 – Arga de S. João

 

Dia 2 de novembro, comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, sábado:

06:30 – Venade

16:00 – Argela

17:30 – Azevedo

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares