Dezenas de milhares de motociclistas de todo o país são esperados em Fátima, no próximo domingo, para a edição deste ano da Bênção dos Capacetes, depois de um interregno de dois anos devido à pandemia.
As cerimónias de domingo serão presididas pelo bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério.
O Padre Ricardo Esteves que durante 10 anos este à frente das paróquias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, e que agora se encontra à frente de 5 paróquias em Valença, também vai marcar presença nesta cerimónia a convite da organização.
Aficionado dos veículos de 2 rodas, o padre Ricardo Esteves vai participar numa concentração que irá sair de Valença em direção a Fátima e aí irá celebrar missa com o Bispo das forças Armadas e participar na bênção das cerca de 185 mil motas que são esperadas este domingo em Fátima.
Contatado pelo Jornal C, o padre Ricardo Esteves disse ser “uma honra participar numa concentração de fé desta envergadura”, fazendo votos para que tudo corra bem aos milhares de motociclistas que, tal como ele, se vão deslocar a Fátima este fim de semana
Na última edição, em 2019, e segundo os números avançados pelo Santuário, estiveram em Fátima cerca de 160 mil pessoas sendo já considerada ” uma das maiores peregrinações do ano.
Operação de segurança da GNR
A GNR, em comunicado, informou que o Comando Territorial de Santarém “vai implementar um dispositivo especial de segurança” em Fátima no domingo, “intensificando as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade (…) para garantir a segurança e tranquilidade pública do evento e assegurar a segurança rodoviária e fluidez do trânsito no âmbito da Operação Bênção dos Capacetes 2022”.
A operação, segundo a GNR, visa “garantir a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito nos acessos ao Santuário de Fátima e zonas envolventes, garantir a prevenção de ilícitos criminais ou alterações da ordem pública e garantir o clima de segurança e tranquilidade pública durante todo o evento, através do reforço do policiamento”.
“É esperada a deslocação de milhares de motociclistas, razão pela qual o Comando Territorial de Santarém da GNR empenhará as suas diversas valências e será reforçado por várias Unidades da Guarda, destacando-se a valência do trânsito e inativação de explosivos do Comando Territorial de Leiria, cinotecnia, ordem pública e operações especiais da Unidade de Intervenção (UI), forças a cavalo”, além do recurso a drone, acrescenta o comunicado da GNR.