9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasO Concelho em NotíciaInformação Municipal - 21 Fev. 2014

Informação Municipal – 21 Fev. 2014

BAILES DE CARNAVAL DA SIRA PROMETEM NOITES MÁGICAS COM MUITA IMAGINAÇÃO

Baile de Carnaval da SIRA-1

Realizados há décadas, os Bailes de Carnaval da Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense (SIRA) são uma tradição no concelho de Caminha. Reúnem foliões do concelho e atraem muitos curiosos de outras localidades, que vêm em busca de uma noite cheia de animação. Este ano, a SIRA tem agendados três bailes de carnaval: um para os mais pequenos, na tarde do dia 2 de março e outros dois para os mais graúdos nas noites do dia 2 e 4 de março.

“São noites mágicas, em que as pessoas dão largas à sua imaginação”, é assim que Agostinho Gomes descreve os Bailes de Carnaval da SIRA. Segundo o presidente da direção, nestas noites a criatividade assim como a “liberdade de expressão” são as palavras de ordem. “De cara tapada as pessoas são diferentes”, admite. São como os “Bailes dos Salões”, que fazem lembrar o “carnaval em Veneza”, é a promessa deixada para os interessados em participar.

A menos de um mês da realização, a decoração e os preparativos já começaram. No entanto, tudo é mantido no segredo dos Deuses. “Ninguém sabe o que vai acontecer nesses dias”, explica Agostinho Gomes. De acordo com a tradição, os grupos de foliões preparam a sua fantasia, assim como a coreografia, em segredo. Por norma, participam 15 a 20 grupos em cada baile e há também quem fique nas galerias da sala a assistir ao espetáculo.

A fatiota é feita a rigor e a originalidade impera, pois para os melhores mascarados há prémios. Qualquer ideia conta, já que o tema é livre. Assim, para cada baile estão destinados prémios no valor de 400 euros. Já no Baile Infantil o melhor fantasiado pode ser agraciado, por exemplo, com uma máquina fotográfica.

A animação musical está também garantida. No domingo, dia 2, às 21h30, o Baile de Carnaval é animado pela Orquestra Renascer e, no dia 4, o Grandioso Baile de Carnaval conta com a música do Conjunto Top 5. Este baile acontece também às 21h30. Os mais pequenos são convidados a vestir a melhor máscara no dia 2, às 15 horas, para o Carnaval Infantil. Neste, os prémios serão entregues por escalões, sendo o primeiro entre os 1 e os 6 anos e o segundo dos 7 aos 12.

Os Bailes de Carnaval do SIRA chegam mesmo a tempo da comoração do 86º aniversário da Sociedade, que se assinala no dia 1 de março. Recorde-se que esta é uma coletividade com muitas atividades, desde o Grupo de Cantares, passando pela Escola de Concertinas até ao Grupo de Teatro. Atualmente tem “uma envolvência na ordem das 100 pessoas”, diz Agostinho Gomes, e organiza várias iniciativas como a Caminhada Noturna, o Encontro de Motinhas ou mais recentemente, o Festival do Bacalhau. Para breve tem agendada uma Mesa Redonda, em que vai ser abordada a temática da Guerra Colonial. Segundo o presidente da direção, a SIRA tem “uma atividade acima da média” e a sua ação “serve para formar pessoas para a vida”. A coletividade “ensina as pessoas a viver o associativismo, ensina as pessoas a viver em sociedade”, remata Agostinho Gomes.

Baile de Carnaval da SIRA-2

QUARTEL DOS BOMBEIROS DE VILA PRAIA DE ÂNCORA RECEBE BAILE DE CARNAVAL

Sábado, dia 1 de março é dia de Baile de Carnaval no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Com início marcado para as 21h30, este baile é um “retomar da tradição” de há alguns anos, explica Laurinda Araújo. A presidente da direção acrescenta que esta é também uma importante iniciativa para angariação de fundos, que se destina a ajudar a Associação a enfrentar algumas despesas, por exemplo, com a manutenção das viaturas.

“Vai haver muita diversão e animação”, garante Laurinda Araújo. A somar está a boa música e uns bons petiscos assegurados pelo bar disponibilizado. O preço de entrada ronda os 5 euros e haverá ainda um “prémio surpresa” para o melhor mascarado.

Esta é mais uma das ações de angariação de fundos levadas a cabo pela Associação. De acordo com Laurinda Araújo, os bombeiros estão ainda a cantar Janeiras em Vila Praia de Âncora, apesar de ser já fevereiro. “Vão continuar até percorrerem toda a freguesia”, explica. Está também a decorrer a campanha “Vamos dar uma telha aos bombeiros”, que se destina a ajudar na recuperação do Cine-Teatro dos bombeiros. Para maio, mais precisamente no dia 25, está agendado o BTT dos bombeiros, atividade em que são esperados 500 participantes, como refere a presidente da direção.

Recorde-se que o corpo ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora conta com cerca de 40 elementos e que em 2017 comemora 100 anos de existência.

Também no dia 4 de março vai decorrer o Entrudo da Serra d’Arga, com um corso de carnaval às 15 horas, em Dem. O corso termina no Centro Cultural de Dem, onde haverá um baile com concertinas, DJ e boas iguarias. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas através do número 935081661 ou nas Juntas de Freguesia de Arga de Baixo e Dem.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares