19.1 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 9 Outubro, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaDistrito: Parque Eólico Offshore vai ditar o fim da atividade piscatória

Distrito: Parque Eólico Offshore vai ditar o fim da atividade piscatória

Os vereadores da Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) convocaram as associações de pescadores para uma reunião que teve lugar esta manhã em Vila Praia de Âncora e cujo tema foi a instalação de um parque eólico offshore ao largo da costa entre Viana do Castelo e Caminha.

lili 24 abr 23
Liliana Silva (OCP)

A instalação deste projeto, tal como está no despacho assinado pelo Secretário de Estado do Mar, António Maria Costa, poderá ditar o fim da atividade piscatória no distrito. Esta é a convicção não só das associações de pescadores mas também de Liliana Silva, vereadora da Câmara de Caminha.

Em declarações ao Jornal C, a eleita explica o que está em causa.

 

O projeto, que já não está neste momento em audição pública, foi levado à discussão sem auscultar todos os parceiros. Segundo Liliana Silva, estamos perante uma imposição e explica porquê.

 

reuniao 1

Na reunião desta manhã ficou decidido elaborar um abaixo assinado com todos os pescadores locais, do mar e do rio. Nesse documento, que será enviado para Lisboa no máximo até à próxima sexta-feira, os pescadores pedem uma reunião urgente à Comissão do Mar e da Energia.

 

Apesar do projeto já estar numa fase muito avançada, Liliana Silva acredita que ainda é possível minimizar alguns dos impactos negativos que este parque eólico offshore irá causar.

 

vasco presa 24 abr 23
Vasco Presa, Presidente da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora

Tal como Liliana Silva, também Vasco Presa, presidente da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, não tem dúvidas que se este projeto avançar, será o fim da pesca no distrito.

 

Vasco Presa lamenta que, mais uma vez, os pescadores não tenham sido ouvidos neste processo.

 

reuniao 2

O Presidente da Associação de Pescadores de V.P.A. acredita que a reunião poderá resolver algumas questões e minimizar alguns dos impactos. No entanto, caso este projeto avance, o representante da classe em Vila Praia de Âncora não vê grande futuro para a pesca no distrito e acredita que a sua extinção será uma questão de tempo.

 

Pescadores de Vila Praia de Âncora reunidos esta manhã com a OCP avançam com iniciativa para travar os impactos negativos que a instalação de um parque eólico offshore poderá ter na sua atividade.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares