14.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 11 Outubro, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoMinho/Galiza: Consórcio com plano para projeto eólico transfronteiriço

Minho/Galiza: Consórcio com plano para projeto eólico transfronteiriço

A IberBlue Wind tem um projeto para instalar um projeto eólico marítimo (offshore) transfronteiriço nos mares de Portugal-Espanha.

A notícia é avançada pelo Jornal Económico que refere que “os parques eólicos offshore de Creoula e Juan Sebastián Elcano estão projetados para ficarem  localizados ao largo das costas de Viana do Castelo e Pontevedra”, segundo anunciou o consórcio hispano-celta.

Escreve o Económico que “os projetos vão contar com quase dois gigawatts de potência num investimento superior a 4 mil milhões de euros numa área de 530 km2.

Os projetos vão contar com 109 turbinas ao largo das costas do Baixo Minho, em Viana do Castelo, e Pontevedra, Galiza, com capacidade para abastecer mais de um milhão de famílias.

Os nomes foram escolhidos em homenagem aos dois navios de formação das marinhas portuguesa e espanhola”.

“A implementação dos parques Creoula e Juan Sebastián Elcano seria um desenvolvimento pioneiro a nível internacional com importantes benefícios para ambos os países. Estima-se que o custo do seu desenvolvimento em conjunto poderia ser 32% mais baixo do que se fossem desenvolvidos separadamente. Isto maximizará sinergias em recursos e economias de escala tanto durante a fase de construção como durante a fase de operação. Consequentemente, existiria uma redução dos preços de energia para ambos os países, que operam como um só dentro do Mercado Ibérico de Eletricidade- MIBEL”, segundo o comunicado.

“É muito estimulante desenvolver projetos eólicos offshore flutuantes transfronteiriços e colaborar com os governos de Portugal e Espanha nesta oportunidade que é positiva para ambos os países. Neste sentido, os dois projetos já foram apresentados às autoridades portuguesas e espanholas, e aguardamos com expectativa os próximos desenvolvimentos”, segundo Adrián de Andrés, vice-Presidente da Iberblue Wind.

O projeto Creoula, em águas portuguesas, “será apoiado por plataformas flutuantes ancoradas no fundo do mar e terá uma capacidade instalada de 1.440 MW, produzida a partir de 80 turbinas de 18 MW cada. O parque cobrirá uma área de 413 quilómetros quadrados, com uma localização a 20 a 40 quilómetros da costa”.

A  IberBlue Wind destaca que a localização deste projeto está “incluída nas áreas que o Governo português propôs para a localização de parques eólicos offshore e contribuirá para o objetivo fixado de instalar 10 GW de energia eólica offshore até 2030”.

“A construção e funcionamento de ambos os projetos requer uma colaboração permanente com os diferentes agentes envolvidos, incluindo a sociedade civil, comunidades costeiras e agentes relacionados com a exploração do mar. A IberBlue Wind já estabeleceu contactos com autoridades portuárias, administrações regionais e locais e organismos representativos das duas zonas, com o objetivo de integrar de forma positiva os projetos nos ambientes locais e proporcionar uma oportunidade socioeconómica sustentável”, pode-se ler no comunicado.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares