21.4 C
Caminha Municipality
Domingo, 14 Julho, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Mais de meia centena de pais voltaram a manifestar-se contra o...

Caminha: Mais de meia centena de pais voltaram a manifestar-se contra o bullying na escola de Caminha

O movimento dos encarregados de educação congratula-se por colocar a discussão deste assunto "em cima da mesa" e lamenta posição da Associação de Pais que se demarcou da manifestação. Reunião com Câmara de Caminha para analisar este fenómeno global que também afeta a escola de Caminha agendada para segunda feira.

Mais de meia centena de encarregados de educação voltaram hoje a concentrar-se em frente à escola EB 2,3/S de Caminha numa manifestação pacífica contra o bullying nas escolas.

Manif Escola Caminha 1

Paula Dias, porta voz deste movimento espontâneo, explicou o objetivo de mais esta iniciativa dos encarregados de educação. Esta mãe sublinhou que a presença dos pais esta tarde em frente à escola não se deveu simplesmente ao caso isolado ocorrido no início da semana mas reconheceu que este terá sido o catalisador.

 

Manif Escola Caminha 2

Bullying: Um fenómeno global que urge combater

Para estes pais, o problema não é apenas da escola de Caminha, mas sim um fenómeno global que urge combater e que as escolas devem reconhecer que existe.

 

Segundo Paula Dias, o que tem acontecido é que os pais nem sempre se sentem amparados pela escola quando problemas desta natureza acontecem. Emails sem resposta por parte da direção, indisponibilidade para receber os pais, problemas sem resolução são algumas das queixas apontadas pelos encarregados de educação.

 

Manif Escola Caminha 3

“É importante apoiar as vítimas mas também os agressores”

Para estes pais, é importante apoiar as vítimas mas também os agressores, crianças e jovens que muitas vezes poderão estar a passar por problemas nas suas vidas.

 

Manif Escola Caminha 4

“O objetivo não é causar alarmismo social” 

Com este movimento não pretendem criar nenhum tipo de alarmismo social. Querem fundamentalmente chamar a atenção para este fenómeno global que é o bullying.

 

Apesar dos problemas que são conhecidos, a representante dos encarregados de educação considera que o Agrupamento de Escolas de Caminha é um bom exemplo, com bons professores e bons funcionários. Paula Dias apelou a que se enfrente o problema do bullying sem medo.

 

Manif Escola Caminha 5

Câmara de Caminha reúne na próxima segunda feira para analisar este fenómeno

Face aos últimos acontecimentos haverá na próxima segunda feira uma reunião entre a Câmara e várias instituições para analisar o problema do bullying. Para o movimento, que  pretende ser ouvido nesta reunião, já valeu a pena esta manifestação pois vai pôr os responsáveis a falar sobre o assunto.

 

A posição assumida pela associação de pais da escola “de repúdio a esta manifestação” é, na opinião de Paula Dias, lamentável. Para aquela encarregada de educação, a Associação de Pais deve ser um interlocutor entre os pais e a escola, o que não está a acontecer.

 

Manif Escola Caminha 6

Durante esta manifestação, os pais que marcaram presença foram convidados a assinar um abaixo assinado para legitimar este movimento a estar presente na reunião da próxima segunda feira.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares