O mau estado em que se encontra o passadiço em Âncora, a degradação cada vez maior da ponte da Cruz Velha, a degradação do Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora e ainda o mau estado da estrada de acesso à praia da Foz do Minho, foram alguns exemplos apontados pela vereadora da OCP, Liliana Silva, na última reunião de Câmara e que revelam o mau estado em que se encontra o espaço público no concelho de Caminha.
Alguns destes problemas são recorrentes e são sucessivamente referenciados pela vereadora da oposição.
Ponte da Cruz Velha para quando uma intervenção?
Mas apesar das inúmeras denúncias, a verdade é que muitos destes problemas continuam por resolver, nomeadamente a degradação a Ponte da Cruz Velha que segundo Liliana Silva constitui um risco para quem ali passa. Este é um assunto que já mereceu diversos alertas não só da vereadora mas também dos eleitos na Junta e Assembleia de Freguesia, e inclusive de uma munícipe que recentemente se deslocou a uma reunião para, no período destinado às intervenções do público, alertar para este problema.
Caminha: Munícipe alerta para mau estado da Ponte da Cruz Velha
Na última reunião de Câmara Liliana Silva voltou a questionar o executivo no sentido de saber se há ou não alguma intervenção prevista para aquela estrutura e quando?
“É uma situação que começa a tornar-se demasiado perigosa para quem passa por ali, ontem caiu mais um pedaço de betão da ponte da Cruz Velha. Um dia destes ainda acontece ali um acidente grave e depois não sei de quem vai ser a responsabilidade”, alertou.
Reparação dos passadiços é urgente
Com a época balnear à porta urge uma intervenção nos passadiços que dão acesso às praias no concelho. O alerta foi feito por Liliana Silva que deu como exemplo o mau estado do passadiço em Âncora onde recentemente houve um acidente.
“Como sabem aquele passadiço está em mau estado. Inda recentemente houve lá mais um acidente, teve que ir a ambulância para prestar socorro. Tem tábuas partidas, troncos derrubados, e julgo que um concelho como o nosso que diz que a sua principal riqueza é o turismo e equipamentos de qualidade, não pode ter os passadiços naquele estado. Convinha uma intervenção urgente naquelas tábuas partidas”.
Em resposta o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, garantiu que os passadiços irão ser intervencionados pela Câmara antes da época balnear. “Os serviços já estão a proceder à aquisição dos materiais necessários para procederem às referidas reparações
Estrada de acesso à foz do Minho muito danificada
Outro dos reparos prendeu-se com o mau estado em que se encontra a estrada que dá acesso à praia da Foz do Minho. “A estrada está danificada, os passeios quase intransitáveis com mato e buracos. Uma zona que se pauta pelo Turismo, e por onde passam milhares de peregrinos deveria ter outro cuidado e atenção”.
Relativamente a esta estrada Rui Lages lembrou que se trata de uma artérias que é responsabilidade do ICNF. “Estamos a falar de um caminho florestal que está sob gestão do ICNF”.
Segundo explicou o mau estado em que a estrada se encontra, com muitas lombas, deve-se às raízes das árvores da Mata Nacional do Camarido, “uma área que é protegida e muito sensível”.
Acesso à Foz do Minho: Um perigo para quem circula a pé e de carro