21.4 C
Caminha Municipality
Domingo, 14 Julho, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Bandeira Azul para cinco praias do concelho

Caminha: Bandeira Azul para cinco praias do concelho

São elas a Praia de Caminha (Foz do Minho); Praia do Forte do Cão (Âncora), Praia de Moledo; Praia de Vila Praia de Âncora e Praia das Azenhas – Fluvial – Vilar de Mouros

Todas as praias marítimas do concelho de Caminha, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, apresentam-se de novo, na próxima época balnear, “vestidas” de Azul. Vão hastear a Bandeira Azul em 2024 a Praia de Caminha – Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, tal como a emblemática Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Recorde-se que, em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas.

Vpa 1 1024 2500

Em 2018 atingiu-se outra importante conquista, com o sucesso da candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser “tudo azul” e em 2020 repetiu-se: cinco candidaturas – cinco Bandeiras Azuis. A época de 2021 confirmou a tendência e o bom desempenho e em 2022 e 2023 o sucesso voltou a ser total.

Moledo 1 1024 2500

Praia Fluvial Das Azenhas 1 1024 2500

Recorde-se que o ano de 2021 ficou marcado por uma nova praia fluvial, Pedras Ruivas, em Seixas.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios.

Em conferência de imprensa na “Janela do Oceano”, no Aquário Vasco da Gama, a ABAE anunciou que, em 2024, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul atribuiu, em Portugal, 440 Bandeira Azuis, das quais 398 em Praias,19 em Marinas e 23 em Embarcações Ecoturísticas.

Foi ainda referido que, entre os 63 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, a ABAAE ocupa a sexta posição considerando o número total de praias galardoadas e mantém o segundo lugar no que diz respeito tanto ao número de embarcações ecoturísticas galardoadas, como de praias de interior.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares