Apesar dos diversos alertas e pedidos por parte dos comerciantes da Rua de São João e Praça Conselheiro Silva Torres em Caminha, o executivo vai voltar a realizar, em parceria com a Associação Triatlo de Caminha, o “VI São Silvestre Caminhense” que terá lugar no próximo mês de dezembro, mais precisamente dia 7, um sábado, em plena época natalícia.
O assunto voltou à última reunião de Câmara a propósito da aprovação de uma alteração da postura de trânsito na vila de Caminha por causa desta prova, e que uma vez mais vai fechar ao trânsito aquelas duas artérias e condicionar o acesso a Caminha.
Os comerciantes queixam-se que cada vez que o trânsito é fechado a faturação dos estabelecimentos cai a pique, mas a verdade é que a Câmara não tem sido sensível a esta situação e vai uma vez mais, num fim-de-semana que é considerado muito importante para o comércio local, encerrar ao trânsito parte do centro histórico da vila.
Para a Coligação, a Câmara deveria alterar o local e o horário da prova, e considera que ao não o fazer não está a respeitar os comerciantes.
A vereadora da oposição, Liliana Silva, diz que esta situação é mais do mesmo. Não sendo contra a realização da prova, a eleita da Coligação o Concelho em Primeiro considera que a Câmara e a organização da corrida podiam escolher outra data e outro horário para a sua realização, até porque conhecem bem as dificuldades e os constrangimentos que a mesma causa aos comerciantes.
E para quem não sabe, a vereadora explicou o significado da corrida de S. Silvestre, lembrando que a mesma deveria ter lugar a 31 de dezembro que é o dia em que se celebra este santo, à noite e não às seis da tarde como acontece em Caminha.
Para reforçar aquela que é a sua opinião, a vereadora deu alguns exemplos de outros locais, entre eles Viana do Castelo, onde esta mítica prova se realiza e não causa o impacto que a de Caminha causa, após ter alterado o horário da mesma a pedido dos comerciantes. Este ano, a corrida de S. Silvestre na capital do distrito já foi agendada para depois do natal, dia 28 às 17h30.
Deslocalizar a prova para o Parque 25 de Abril foi uma vez mais sugerido pela eleita da Coligação.
Sobre este assunto o presidente da Câmara nada disse. Posta a votação a proposta para alteração à postura de trânsito foi aprovada com 3 votos contra da Coligação OCP e 4 a favor do Partido Socialista.
A corrida, protocolada em fevereiro juntamente com a VIII Meia Maratona Sunset, com um subsídio no valor de 10 mil euros – sem que tenham sido quantificadas as despesas de instalação e logística que o município assume na realização daquelas provas -, vai fechar o centro histórico de Caminha em várias artérias no dia 7 de Dezembro das 12 horas às 20h45. Os acessos à vila voltam assim a ser condicionados em mais um fim de semana em vésperas do natal.
Confira abaixo os condicionamentos: