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Quinta-feira, 28 Março, 2024
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Câmara leva alunos ao Museu do Papel da Moeda

A Câmara Municipal de Caminha levou ao Museu do Papel Moeda, da Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, os alunos do 3º e 4º das Escolas Básicas de Caminha, Dem, Moledo e do Vale do Âncora, que aderiram ao o projeto de educação financeira ‘No poupar é que está o ganho!’. O objetivo é consciencializar os alunos da importância do dinheiro, para que possam tomar decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis.

As visitas, organizadas e asseguradas pelo Município de Caminha, decorreram na semana passada e são uma das ações do projeto, por nós já divulgado, ‘No poupar está o ganho!’, levado a cabo pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e promovido no Alto Minho pela CIM.

Este projeto tem como objetivos mudar atitudes e comportamentos; capacitar os jovens a tomar decisões financeiramente corretas; incluir a educação financeira nos projetos educativos e criar uma nova geração de consumidores informados e mais responsáveis. Vai ainda ao encontro dos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e dá resposta à necessidade de formação sentida pelos professores que, desde o ano passado, viram a educação financeira ser incluída no âmbito do curriculum nacional.

Sobre a visita ao Museu, refere-se que iniciou numa das salas de exposição do museu, onde os alunos ficaram a conhecer um pouco melhor a forma como surge o papel moeda (notas) no nosso país e no mundo; seguiu-se um filme sobre a evolução do papel moeda em Portugal e foram abordados conceitos como orçamento, poupança, gastos supérfluos, etc! Por fim, as crianças puderam visualizar notas de euro de forma pormenorizada, compreendendo quais os países que utilizam a moeda única e a sua importância para a Europa e para o mundo! Foi distribuído a cada aluno participante uma caderneta de poupança para poder anotar as suas “receitas”, os seus “gastos”, as suas “poupanças” e os seus orçamentos, dando-lhes ainda a oportunidade de fazerem várias atividades ou jogos que lhes permitirão ficar a conhecer melhor o dinheiro e a poupança! Foi fornecido, ainda, outro apoio didático, nomeadamente os cadernos da Fundação, onde estão explicados pormenorizadamente todos os conceitos. Cada aluno encontra-se agora inscrito numa plataforma onde poderão e deverão realizar-se exercícios que permitirão à turma/escola fazer parte do ranking nacional do projeto. Todos os professores participantes receberam formação adequada, apoio personalizado e permanente por parte dos técnicos da Câmara e da plataforma da Fundação.

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