A economia e a empregabilidade locais foram os temas abordados pelo deputado social democrata Carlos Videira na última assembleia Municipal.
O deputado iniciou a sua intervenção sublinhando o facto de Portugal ter vindo a beneficiar de uma conjuntura favorável muito baseada no turismo, mas deixou algumas dúvidas sobre a sustentabilidade exclusiva desta aposta, que tem sido seguida sobretudo nas grandes cidades.
Em concelhos pequenos como o de Caminha, Carlos Videira considera que essa aposta é “ainda mais arriscada” uma vez que assenta na sazonalidade, “colocando uma pressão excessiva sobre os recursos disponíveis, promovendo emprego pouco qualificado com forte rotatividade”.
Nesse sentido, o eleito do PSD sublinhou a necessidade da criação de uma estratégia de criação de emprego qualificado no concelho.
O deputado, que fez a sua estreia na reunião da passada sexta-feira, sublinhando a importância da criação de uma agência ou conselho de dinamização económica assente em 5 pilares:
Carlos Videira fez votos que Caminha se assuma como uma referencia, apostando na subsidariedade, na valorização e responsabilização dos jovens.
Miguel Alves em sintonia com deputado social democrata
Em resposta à intervenção do deputado social democrata, Miguel Alves afirmou estar de acordo com a amioria das sugestões elencadas por Carlos Videira, sublinhou que algumas já estão a ser praticadas pelo executivo, mas lembrou que a bancada do PSD nem sempre tem estado de acordo com essas mesmas medidas.
Excertos da última Assembleia Municipal de Caminha.