15.9 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 29 Abril, 2025
spot_img
Início Site

“Caminha: Câmara pagou o dobro pela aquisição de 120 livros sobre o 25 de abril”, publicada a 5 de Abril de 2024

0
  1. O texto publicado pelo menos online e na rede social Facebook: “Caminha: Câmara pagou o dobro pela aquisição de 120 livros sobre o 25 de abril”, é falso e sem qualquer fundamento;

  2. Esclarecer que existem duas edições do livro “25 de abril de 1974, Quinta-Feira”, de Alfredo Cunha: uma mais simples (16cmx16cm), com preço a rondar os 30 euros, e uma edição especial (28.5cmx28.5cm), à venda na “Tinta da China”, o editor, por 150 euros;

  3. O 25 de Abril de 1974 devolveu a Portugal a Liberdade, completa 50 anos, não podendo ser pretexto de lutas partidárias mesquinhas que usam a mentira e a calúnia como armas de arremesso;

  4. A Liberdade de Imprensa que a Revolução consagra não é libertinagem ou irresponsabilidade, nem pode servir-se da mentira para fins inconfessáveis;

  5. O Município de Caminha patrocinou a edição do livro “25 de abril de 1974, Quinta-Feira”, tendo recebido contrapartidas para as comemorações dos 50 anos de abril, no Concelho de Caminha:

  6. Aquisição de 120 exemplares da edição especial a um preço simbólico – cerca de metade do valor de capa;

  7. Direito de exibição pública de 3 filmes produzidos especificamente para as comemorações pela Comissão Nacional das Comemorações do 25 de abril;

  8. Direito de utilização das imagens produzidas por Alexandre Farto/Vhils incluídas no livro, para a promoção e divulgação das Comemorações no concelho de Caminha;

  9. Direito de utilização dessas imagens;

  10. Base de dados de imagens de Alfredo Cunha;

  11. Exposição videográfica de Alfredo Cunha relativa ao 25 de Abril para itinerância nas escolas do concelho de Caminha;

  12. Duas conferências;

  13. Encontro de fotógrafos em Caminha sob orientação de Alfredo Cunha, para registar em imagem a passagem dos 50 anos, pós 25 de abril, no concelho de Caminha.

  14. Pelo 25 de Abril Sempre!

Rui Lages
Presidente da Câmara Municipal de Caminha

País: E-Redes repôs eletricidade em cerca de 2 milhões de casas até às 21:30

0

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 21:30 estavam ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de dois milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

“Às 21:30 estão ligadas parcialmente 147 subestações, 1.500 megawatts (MW) e alimentados cerca de dois milhões de clientes”, disse fonte oficial da empresa à Lusa. Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

No entanto, a E-Redes refere que ainda não é possível fazer previsões da reposição integral, alertando para eventuais demoras na realização da mesma.

A E-Redes “tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano, para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional. O plano de reposição da E-Redes é acionado em consequência e em estreita dependência da reposição realizada pela REN”, acrescenta.

“Face aos problemas que estão a afetar a rede elétrica nacional, a E-Redes colocou em ação o Plano Operacional de Atuação em Crise, no estado máximo de Emergência às 11:30 desta manhã, com o objetivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível.

“O Operador de Rede de Distribuição (E-Redes) tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional”, destaca.

A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.

Lusa

Viana do Castelo: ULSAM cancelou consultas e cirurgias programadas por causa do apagão

0

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou o plano de contingência para lidar com o apagão que deixou hoje o país sem luz e está já a cancelar consultas e cirurgias, disse à Lusa fonte oficial.

“Foi cancelada toda a atividade programada, tanto consultas como cirurgias”, adiantou fonte oficial da ULSAM que, para além de centros de saúde, abrange dois hospitais, o de Viana do Castelo e o de Ponte de Lima.

Assim, a ULSAM vai apenas “manter a atividade inadiável”, como cirurgias urgentes.

A mesma fonte não conseguiu indicar até quando se manterão os cancelamentos de cirurgias e consultas, mas disse que a atividade programada está a ser cancelada a partir das 13:00.

Pelas 12:00, os hospitais de Viana do Castelo e de Ponte de Lima estava a “funcionar normalmente” com recurso a geradores, com a administração a admitir ativar um plano de contingência.

Uma falha de eletricidade afetou hoje, a partir das 11:30, várias cidades de norte a sul do país, um problema que se regista também em vários países europeus.

A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte maciço no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão que afeta Portugal de Norte a Sul e outros países europeus e aponta que o problema “terá tido origem” fora de Portugal.

Lusa

Desporto: Karaté de Caminha participou no VIII VIII Karaté Open HCM – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada

0
Karate Destaque
O Club Karaté de Caminha, participou no passado dia 25 de abril, no VIII Karaté Open HCM – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que reuniu  cerca de 400 atletas de todo o país.
A comitiva foi composta por 5 treinadores e 14 atletas, que participaram em 16 provas.
O Clube de Caminha terminou a competição com os seguintes resultados:
Kumite iniciado masculino + 44 kg – João Duarte de Moledo – Medalha de Prata
Kumite iniciado feminino -55kg – Carolina Saraiva de Venade – Medalha de Prata
Kumite iniciado feminino – 55kg – Inês Machado de Moledo -Medalha de Bronze
Kata Master masculino – Sensei Raul Verde de Vila Praia de Âncora – Medalha de Bronze
5° lugar – kata Juvenil masculino – Francisco Pires de Seixas
5° lugar – kumite iniciados masculinos – 44 kg – Diogo Martins de Âncora
Karate Karate 3 Karate 2
Parabenizar todos os atletas e destacar a participação do  Mestre Raul que com 67 anos aceitou o desafio de participar na prova de kata Masters tendo conquistado um brilhante terceiro lugar.
O clube de karaté de Caminha vai estar presente no próximo fim de semana no Campeonato Nacional de Karaté no Entroncamento.

Ensino: Semana Internacional do IPVC promove a cooperação global e a valorização dos territórios de baixa densidade

0
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organiza, de 5 a 9 de maio, a sua Semana Internacional, um evento dedicado à promoção da cooperação académica internacional e ao papel estratégico das instituições de ensino superior no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade.
Sob o tema “As Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade”, a iniciativa reunirá docentes, investigadores e staff técnico-administrativo de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais. O programa inclui sessões plenárias, apresentações institucionais, visitas imersivas ao território e experiências culturais, centradas no potencial do Alto Minho enquanto laboratório vivo de inovação e coesão territorial.
“A Semana Internacional é um espaço privilegiado para repensarmos, em conjunto, o papel das instituições de ensino superior na transformação dos territórios onde se inserem. Queremos reforçar redes internacionais, mas também criar pontes que valorizem o conhecimento local e o coloquem ao serviço do desenvolvimento sustentável,” destaca Ana Paula Vale, Vice-Presidente do IPVC.
O evento contará com a participação de representantes de diversas instituições parceiras europeias, incluindo elementos da Universidade Europeia Sunrise, que se juntam ao IPVC neste esforço conjunto de reflexão e construção de respostas para os desafios das regiões.
“A presença da Universidade Europeia Sunrise simboliza o espírito desta semana: um diálogo aberto e construtivo entre instituições que acreditam na educação como motor de mudança. Esta colaboração é, sem dúvida, um sinal de que estamos a construir uma rede europeia de instituições comprometidas com os desafios reais das suas regiões,” acrescenta Ana Paula Vale.
Com atividades em várias escolas do IPVC e visitas a locais emblemáticos como Melgaço, Valença e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o evento propõe uma abordagem pedagógica e territorial integradora, aproximando a academia dos desafios das comunidades locais.
A Semana Internacional contará ainda com um workshop sobre boas práticas em mobilidade Erasmus+, um jantar de networking.
Entre os vários momentos em destaque, a celebração do Dia da Europa será enriquecida pela integração da atividade Dias de Multiculturalidade, no âmbito do projeto Com.Sigo+ do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta iniciativa pretende promover a integração e a valorização da diversidade cultural da comunidade académica, envolvendo estudantes internacionais, deslocados, refugiados e estudantes oriundos de países abrangidos por acordos de cooperação, como os PALOP.

Viana do Castelo: Homem morre depois de colisão entre trator e motociclo

0

Um homem, com cerca de 50 anos, morreu hoje na sequência de um colisão entre um trator e um motociclo na Estrada Nacional (EN) 308, no concelho de Viana do Castelo.

Fonte do Comando Sub-Regional do Alto Minho avançou à Lusa que o alerta para a colisão, na freguesia do Carvoeiro, em Viana do Castelo, foi dado pelas 16:42.

Pelas 18:20, a EN308 encontrava-se ainda cortada à circulação automóvel.

No local, estavam 18 elementos dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, INEM, Cruz Vermelha e GNR, apoiados por sete viaturas.

Lusa

Qual a vantagem de apostar com o jogo a decorrer?

0
Imagem Artigo Desporto 25 Abr 2025

Se já fez apostas em jogos de futebol, por exemplo, é provável que já tenha questionado se é possível apostar com o jogo a decorrer. E a resposta é positiva, sendo que as casas de apostas adaptam os tipos de apostas em cada momento, para poder-se apostar segundo as incidências da partida.

As apostas desportivas têm a grande vantagem de aumentar a emoção enquanto acompanha partidas de futebol ou de qualquer outro desporto. No entanto, há uma diferença significativa entre apostar antes dos jogos e apostar enquanto decorrem.

Ao apostar antes do início da partida, só se dispõe de informações baseadas nas estatísticas disponíveis anteriormente ao arranque do encontro. Com a possibilidade de analisar as equipas, jogadores, condições do local do evento, estatísticas históricas e outros fatores relevantes, as odds são definidas antecipadamente e, geralmente, mantêm-se fixas até ao apito inicial.

Porém, ao escolher apostar durante o jogo, as cotações são ajustadas em tempo real, refletindo as alterações do desenrolar do evento, como o resultado, desempenho das equipas, lesões, tempo restante de jogo, entre outros aspetos importantes. Vai perceber que apostar ao longo da partida traz vantagens consideráveis, fique atento a este conteúdo!

Conheça as principais vantagens de apostar no decorrer do jogo

Já ficou claro que existe uma diferença relevante entre apostar antes do início do jogo e apostar com o jogo a decorrer. No entanto, é provável que venha a descobrir que apostar com o evento em andamento pode ser mais vantajoso, já que existem vários benefícios associados.

Por outro lado, o sucesso das chamadas “apostas ao vivo” ou “apostas em direto” fizeram com que alguns sites especializados, como a Sportytrader, desenvolvessem plataformas de resultados em direto, relacionadas com as apostas desportivas.

Por exemplo, na página La Liga jogos de hoje da Sportytrader, poderá ver todos os dados de qualquer jogo da liga espanhola, consultar estatísticas atualizadas no decorrer das partidas (em tempo real), e optar por apostar na casa de apostas que esteja a oferecer a melhor odd para a aposta requisitada.

Antes de mais, saiba então quais as principais vantagens de apostar ao vivo, motivos pelos quais tantos amantes do desporto se começam a interessar pelas apostas desportivas na internet.

Maior variedade de opções de apostas

Ao optar por apostar durante o jogo, é possível encontrar mercados que não estivessem disponíveis nas apostas pré-jogo, como o próximo cartão, o próximo pontapé de canto ou mesmo o próximo golo. Além disso, é possível realizar apostas combinadas, que podem envolver mais do que um mercado no mesmo evento.

Possibilidade de acompanhar o desempenho das equipas em tempo real

Ao apostar com a partida a decorrer, pode realizar uma análise mais fiável do encontro, observando como as equipas se comportam durante o jogo. Com as probabilidades de vitória mais claras e entendendo melhor o desenrolar da partida, torna-se possível realizar apostas mais assertivas, baseadas em dados concretos.

Por outro lado, é possível acompanhar os jogos ao vivo diretamente nas plataformas dos sites de apostas. De facto, muitos começam a investir em serviços de live-streaming, para atrair novos jogadores, uma vez que podem ter acesso a essas transmissões de jogos ao vivo, gratuitamente. Muitas vezes a única condição, é ter pelo menos 0,10€ de solda na conta.

Aproveitar as oscilações das odds

As odds variam de acordo com os acontecimentos do jogo, pelo que pode tirar partido dessas oscilações para encontrar oportunidades de ganho. É possível efetuar apostas mais elevadas ou mais conservadoras, dependendo da sua leitura do encontro à medida que vai decorrendo.

Dicas para apostar em direto

Para aumentar o aproveitamento das apostas durante os jogos, é fundamental conhecer as equipas envolvidas e perceber o histórico de ambas. Assim, estará em melhor posição para tomar decisões com base nos acontecimentos em campo.

Recorrer a dados em tempo real, como remates ou posse de bola, também pode ser uma ajuda para identificar as melhores odds ao longo da partida. Além disso, é fundamental fazer uma gestão de banca rigorosa, definindo limites para não apostar exclusivamente guiado pelas emoções.

Um Caminho para Caminha: Organização Municipal – Avaliação e Diagnóstico

0
Opiniao Carlos Novais 680x350px 3

“…Al andar se hace camino
Y al volver la vista atrás
Se ve la senda que nunca
Se ha de volver a pisar
Caminante no hay camino,
sino estelas en la mar…”

António Machado Ruiz, Cantares

Um Caminho para Caminha
7. Organização Municipal
a) Avaliação e Diagnóstico

Quando se pensa em Organização de uma Câmara Municipal, como de uma empresa, o primeiro que se procura é o Organigrama. No site da Câmara Municipal de Caminha, se existe, está bem escondido.

Depois, procura-se o Balanço Social, o último é de 2020.

De seguida procura-se nos documentos do site e outros, o número atualizado de funcionários e adivinhem, não está visível em nenhum documento, por exemplo à data de 31 de Dezembro de 2024.

Bastariam estes 3 indicadores para perceber que a organização e gestão dos serviços e Recursos Humanos da Câmara Municipal de Caminha dos últimos 12 anos, só tiveram uma lógica: aumentar o recrutamento e o número de funcionários que já ultrapassará os 350 e ir cumprindo os requisitos legais mínimos.

Nas mãos de Dirigentes Políticos impreparados e incompetentes, nestas áreas como noutras, como pode o Concelho progredir se aqueles nem a própria casa sabem organizar?

É por isso urgente para qualquer que seja o executivo camarário que saia das eleições, fazer uma avaliação e diagnóstico de toda a organização e recursos humanos municipais.

E é do próprio interesse dos bons profissionais da Câmara Municipal, que certamente são a maioria, que tal avaliação e diagnóstico sejam realizados por uma entidade independente sem travas político-partidárias ou sindicais, sem manipulações nem subterfúgios.

Hoje os serviços municipais subcontratam cada vez mais tarefas e funções, muito mais do que há 10, 20 ou 30 anos. Tem muitos mais funcionários. Portanto, só precisam de ser melhor organizados, formados, motivados e avaliados.

350 funcionários, mais vereadores, assessores e avençados, que custam dos impostos dos Caminhenses e dos portugueses, mais de 8 Milhões de euros por ano, tem que apresentar resultados e servir os munícipes com empenho e brio.

É responsabilidade do executivo municipal que a maior organização do Concelho, seja um exemplo, não apenas do cumprimento da lei mas de bom serviço e rigor.

Carlos Novais de Araújo
24 de Abril de 2025

País: GNR vai apoiar peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela

0

 A GNR realiza a partir de hoje e até 31 de outubro a operação “Bom Caminho 2025” que visa promover o patrulhamento de visibilidade na proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela, em Espanha.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) explica que a operação visa a proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela e que transitam ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior.

Durante a operação “Bom Caminho 2025”, a GNR vai realizar um conjunto de atividades operacionais que “contribuem para o sentimento de segurança e a visibilidade junto dos peregrinos, nos diferentes percursos”.

A GNR vai reforçar a sua presença “nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento e ações de sensibilização”.

Na nota, a guarda recomenda aos peregrinos que preparem o percurso antecipadamente, usem roupas claras e material retrorrefletor, mantenham o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família e, caso circulem de bicicleta, usem equipamentos de proteção individual e iluminação.

A operação será feita através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu e que, nos períodos de maior afluência de peregrinos, contará com colaboração da espanhola Guardia Civil.

Lusa