8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioPodcastsProcissão ao Mar, ponto alto das festas da Srª da Bonança em...

Procissão ao Mar, ponto alto das festas da Srª da Bonança em V. P. Âncora

Manda a tradição que na quinta-feira antes da festa, as embarcações partam em direção à Ínsua para ir buscar a senhora.
São na sua maioria pescadores de Vila Praia de Âncora mas também de Viana do Castelo que se deslocam em embarcações devidamente engalanadas, pois o dia é de festa. Partem depois do almoço em direção a norte e sempre que o mar o permite. E não vão só pescadores, vão também embarcações de recreio que fazem questão de se juntar à procissão naval, um dos momentos altos da romaria em honra da Senhora da Bonança que tem lugar em Vila Praia de Âncora de 11 a 14 de Setembro.

1Em terra a Senhora da Ínsua está pronta para ir visitar as gentes de Vila Praia de Âncora, um ritual que acontece todos os anos por esta altura.
No cais da rua está a embarcação que irá levar a senhora até perto do forte com o seu nome, onde será depois transladada para uma outra embarcação de Vila Praia de Âncora.
Dezenas de embarcações acompanham-na até Vila Praia de Âncora onde vai ficar até domingo.
Espalhadas pelos molhes do Portinho, milhares de pessoas aguardam a chegada da Srª da Ínsua a terra, um momento vivido com muita emoção pelas gentes locais.

No cais todos querem beijar e tocar a imagem da santa a quem os pescadores pedem proteção no mar. À espera está o andor que a vai levar em procissão até à Capela da Srª da Bonança situada bem no centro da vila.
Mas antes, junto ao farol, há sermão. O orador pede proteção no mar e abundância para os pescadores.

“Nós pedimos-te Senhora, proteção para os nossos pescadores que todos os dias têm os olhos em ti. Que encontrem neste mar o pão de casa dia”, ouve-se.
Findo o Sermão a imagem segue para a Capela até Domingo, dia da grande procissão religiosa.
É assim o arranque de mais umas festas em honra da Senhora da Bonança, uma das maiores romarias do concelho de Caminha.
Segundo o Padre Valdemar Fernandes, pároco de Vila Praia de Âncora, trata-se de uma festa com uma carga religiosa grande, que se foi naturalmente construindo ao longo dos tempos.

3

Com 3 procissões e muitos atos religiosos, esta é uma festa onde a devoção dos pescadores está bem patente.
“Esta devoção, que se foi construindo ao longo dos tempos, está certamente relacionada com a devoção dos pescadores e pela necessidade de evocar Nossa Senhora. Pela presença e pela forma como as pessoas chegam até junto da imagem da Senhora da Bonança, nota-se a devoção e o amor das pessoas à Senhora”.

A procissão da Srª da Ínsua constitui um momento de fé muito importante, “um grande momento” como refere o pároco.
“Que vem dentro dos barcos ao longo do mar e contempla as margens, vê que elas estão repletas de pessoas à espera da Senhora da Ínsua. É uma grande procissão, muito emotiva”.

5

 

Sendo esta uma festividade muito ligada à classe piscatória local, a Romaria da Srª da Bonança não deixa de ser a festa da comunidade de Vila Praia de Âncora. “Estamos a falar de uma festa que congrega muita gente. Junta os pescadores que encontram na senhora muita devoção e muito aconchego, mas junta também pessoas de muitos lugares e muitas terras que aqui acorrem de propósito para celebrar e festejar não só em termos religiosos, mas também em termos culturais e de diversão. A festa é um momento de reflexão mas também de encontro e confraternização entre amigos e familiares”, sublinha.

7Outro dos momentos que o padre Valdemar destaca é a grande procissão de domingo que este ano vai integrar 25 andores.
“Vai ser uma grande festa, uma festa muito rica capaz de aproximar as pessoas e leva-las a viverem momentos intensos”.

Com um orçamento a rondar os 87 mil euros, as festas em honra da Senhora da Bonança apostam num cartaz cultural “forte”, com muita animação e onde a tradição tem presença forte. Atuações de vários grupos musicais, bandas de música, um cortejo cultural e fogo de artifício, são apenas alguns dos muitos momentos previstos no programa deste ano.

A Comissão deu conta de algumas alterações, nomeadamente no que toca ao cortejo que terá um percurso diferente do habitual, como explicou ao Jornal C Anabela Pereira, presidente da comissão de festas.
“Este ano pedimos a colaboração da Viana Festas e do Turismo de Vila Praia de Âncora, que nos vão ajudar a organizar o cortejo. A Viana Festas vai ceder-nos alguns carros que julgamos irão enriquecer muito o cortejo”.

Para além dos carros cedidos pela Viana Festas as freguesias do Vale do Âncora também foram convidadas a participar mostrando assim algumas das tradições locais.
A dimensão dos carros cedidos pela Viana Festas vai obrigar à alteração do trajeto, que este ano se inicia no Largo da Estação. Assim o percurso será: Rua 5 de Outubro, 31 de Janeiro, Av. Ramos Pereira e termina no Campo do Castelo.

Dos espetáculos agendados destaque a atuação de Pedro Cachadinha, artista de Ponte de Lima, do grupo Santamaria e do grupo musical Ivason. De salientar ainda a presença das Bandas de Música Marcial de Fermentelos e Filarmónica de Amares que irão atuar no sábado.

2

A pensar nos mais jovens, a comissão de festas convidou diversos dj’s que irão animar a denominada tenda eletrônica localizada junto ao parque de diversões.

Para angariar a verba necessária para a realização das festas a comissão tem procedido ao habitual peditório junto da população e também dos estabelecimentos comerciais da vila. As festas estão orçadas em cerca de 87 mil euros, uma verba que está longe de estar alcançada, com revelou ao Jornal C Anabela Pereira, que se queixa das poucas esmolas conseguidas até ao momento.
“O peditório este ano não está a correr tão bem como nós estávamos à espera. As pessoas estão a participar menos mas ainda assim tivemos esta semana uma pessoa que nos deu 500 euros. Isto é muito importante porque prova que ainda há gente que acredita nesta comissão de festas”.

6

Anabela Pereira queixa-se de uma situação que está a prejudicar as festas relacionada com o vendedor de farturas que habitualmente vinha à Senhora da Bonança mas que no ano passado, por vontade própria desistiu.
“O que aconteceu é que no ano passado esse senhor desistiu de fazer as festas de Vila Paria de Âncora preferindo ir para Ponte de Lima. O que nós fizemos foi tentar arranjar outra pessoa que viesse e conseguimos. Agora ele vem dizer que afinal já quer voltar outra vez e nós não aceitamos isso”.
A presidente da Comissão acusa o referido feirante de estar a fazer uma campanha difamatória contra a comissão e lamenta que alguns ancorenses “estejam a defender pessoas de fora em vez de defenderem esta comissão que é composta por pessoas da terra. Nós estamos a levar por tabela por causa disso. Há pessoas que se recusam participar porque o Mário das farturas não vem. Isso é lamentável porque não é o Mário a faz a festa”.
A presidente da Comissão aproveitou para apelar à união de todos os ancorenses para que não deixem de participar nas festas, quer monetariamente quer participando nos diversos atos religiosos que estão programados.
“Como lhe disse esta festa tem um orçamento muito alto e mesmo com a ajuda da Câmara de Caminha não chega para fazer face a toda a despesa. Precisamos da colaboração de todos e espero que a população se junte a nós e nos ajude a fazer as festas que Nossa Senhora da Bonança merece”, remata.

Programa:

Dia 11 de setembro – 5ª feira: Dia de Nossa Senhora da Ínsua

8h00 – Alvorada Festiva
9h00 – Entrada do grupo de Zés Pereiras “Bombos de V.P.Âncora”
15h30 – Procissão Naval de Nº Srª da Ínsua, com a participação dos Homens do Mar e suas embarcações
15h30 – Passagem do andor de Nª Srª da Ínsua, pela Rua dos Pescadores e rua 13 de Fevereiro, ornamentadas com tapetes floridos
17h00 – Abertura do Parque de Diversões. Atuação do Grupo de Zés P’reias na Praça da República
21h00 – Procissão de Velas, em honra de Nª Srª de Fátima em andor de flores natuais com alocução na Praça da República
22h00 – Conunto Marco, Lino e Mingos (Trio L&M), na Praça da República.
01h00 – Tenda electrónica com Dj e bares junto ao parque de diversões

Dia 12 de setembro – 6ª feira: Noite do Emigrante

8h00 – Alvorada Festiva
9h00 – Entrada do grupo de Zés Pereiras “Bombos de V.P.Âncora” e Bombos de S. Sebastião, de Darque
10h00 – Recolha de peteiros nas lojas e embarcações
14.30 – Atuação de Pedro Cachadinha e seus anos, a percorrer as ruas da vila e estabelecimentos, com desgarradas e cantares ao desafio.
15h00 – Arruada pelos grupos de bombos a percorrer as ruas da vila
21h30 – Atuação de Pedro Cachadinha e seus manos, no Parque Dr. Ramos Pereira
22h00 Grandiosa atuaçãoo de Zé Amaro, no parque Dr. Ramos Pereira.
01h00 – Tenda electrónica com Dj e bares junto ao parque de diversões

Dia 13 de setembro – sábado: Cortejo da Cultura

8h00 – Alvorada Festiva
9h00 – Entrada do grupo de Bombos de São Sebastião de Darque e Gigantones
12h00 – Tradicional queima de fogo do meio dia e entrada na Praça da República das Bandas de Música: Banda Marcial de Fermentelos (A Velha) e Filarmónica de Amares
15h00 – Cortejo Etnográfico do Vale do Âncora
17h30 – Festival Folclórico no Parque Dr. Ramos Pereira, com grupos de Danças e Cantares Regionais do Orfeão de V.P. Âncora e vários grupos folclóricos com traje do campo e do mar
17.30 – Concentração e despique de Bombos de vários grupos que participam no cortejo, na meia laranja, Av. Dr. Ramos Pereira
22h00 – Grande Conceerto com o Grupo Santamaria no Parque Ramos Pereira
22h00 – Concerto das Bandas de Música na Praça da República
24h00 – Despedida das Bandas de Música
00h30 – Serenata Piromusical na foz do rio Âncora com fogo-de-artificio preso e batalha naval e cachoeira especial.
01h00 – Tenda electrónica com Dj e bares junto ao parque de diversões

Dia 14 de setembro – domingo: Grande procissão religiosa

8h00 – Alvorada Festiva
8h00 – Missa na Capela Nª Srª da Bonança
9h00 – Missa na Capela Nª Srª da Bonança
9h00 – Entrada da Associação Musical de Vila Nova de Anha no largo da estação com passagem pelo portinho.
10h30 – Missa Solene, cantada pela Associação Musical de Vila Nova de Anha
14h30 – Entrada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários “Os Famalicenses”
15h00 – Recepção das entidades oficiais no salão da capela da Srª Da Bonança
15.30 – Procissão em honra da Senhora da Bonança. No portinho, Sermão pelo pregador e colocação dos andores no chão, virados para o mar, depois do tradicional sermão, queima de fogo no trajeto da procissão para a capela.
17h30 – Concerto da Banda na Praça da Repúbica
19h30 – Missa de Ação de Graças na Capela de Nª Srª da Bonança
22h00 – Verbena com o Grupo Musical “IVASON”, no parque Dr. Ramos Pereira
24h00 – Despedida das festas com fogo de artifício
01h00 – Tenda electrónica com Dj e bares junto ao parque de diversões

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares