Uma maratona de zumba para ajudar as associações de defesa animal do vale do Minho. O zumbathon solidário está agendado para a tarde do dia 25 de Janeiro no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Cerveira com 12 instrutores de zumba, música ao vivo e a entrada a reverter para 3 instituições: Patas e Patas, de Vila Nova de Cerveira; Mimos e Ternuras, de Valença e Selva dos Animais Domésticos de Caminha, de Caminha.
A Selva dos Animais Domésticos foi criada há mais de uma década no município caminhense e é apontada como um exemplo nacional. Conseguiu tirar os animais das ruas de Caminha, mas este trabalho diário tem custos que a associação dificilmente consegue suportar.
A associação ficou responsável pelo abrigo municipal, conta com o apoio da Câmara de Caminha, mas, como lembra a responsável do abrigo, Karine Torres, são quase os 400 animais que acolhem e que consomem mais de três toneladas de ração por mês. Por isso, toda a ajuda é necessária.
A Selva dos Animais Domésticos tem um piquete de socorro pronto a intervir sempre que algum animal é abandonado no concelho de Caminha, mas precisa da ajuda de voluntários, de material e de comida para conseguir dar resposta a todas as solicitações.