A Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora esteve presente na reunião pública promovida pela Associação de Pescadores da Ribeira Minho, onde o Ministro da Agricultura e Pescas, Manuel Fernandes, reafirmou a prioridade do Governo para a requalificação do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora. O encontro, que reuniu todas as associações de pesca do distrito de Viana do Castelo, contou ainda com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro Aguiar.
Durante a sua intervenção, o ministro Manuel Fernandes assegurou que a realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o primeiro passo essencial para a concretização do novo layout do porto, desconhecendo a Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora se este estudo tem como referência o trabalho feito anteriormente e o estudo para a reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora apresentado pelo governo socialista em Dezembro de 2023.
“Vamos avançar com o Estudo de Impacto Ambiental, para depois lançar o concurso. Estamos a analisar o financiamento através do programa MAR 20/30 e do Programa Operacional Sustentável”, declarou o ministro, destacando a importância do estudo para viabilizar a intervenção no porto.
A Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro Aguiar, também referiu na sua intervenção que será lançado um concurso público para a aquisição de uma nova grua para o pescado. Aproveitou ainda para informar que a sua secretaria interveio na recente resolução da avaria da máquina de gelo e na retificação do guincho das embarcações.
A Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora demonstrou confiança de que, durante a discussão do Orçamento de Estado para 2025, nas especialidades, o Porto de Mar de Vila Praia de Âncora seria contemplado integralmente ou parte.
Segundo Carlos Sampaio, daquela associação de pescadores, essa confirmação chegou ontem, referindo inclusive que o porto de mar de Vila Praia de Âncora foi o único no país a estar contemplado no Orçamento de Estado para 2025.
Para Carlos Sampaio, avançar com este projeto significa dar uma outra dimensão ao setor piscatório de Caminha e Vila Praia de Âncora, uma vez que vai permitir albergar mais embarcações e fazer crescer o número de marés por ano de 100/120 para 220/240, o que, em termos económicos, poderá alavancar todo o concelho e criar um polo industrial de mar acima da média.
O governo socialista com 10 anos no poder, apresentou, em vésperas de eleições, um estudo para reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora
Recorde-se que o estudo para a reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora foi apresentado pelo anterior governo a 19 de Dezembro de 2023, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários, numa cerimónia que contou com a então Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
A maquete deste mesmo estudo foi apresentada em março deste ano, três dias antes das eleições, por Vasco Presa e Carlos Sampaio da Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora, acompanhados pelo presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, uma vez que a então Secretária de Estado das Pescas faltou. Até ao momento não são conhecidas as razões que levaram à sua ausência naquela cerimónia, cujo anúncio da visita já tinha suscitado críticas por parte da Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) e até da Aliança Democrática (AD), que apelidava de mais um “momento eleitoralista com a utilização indevida dos meios do Estado em prol da campanha do Partido Socialista.”
Contudo, segundo disse Liliana Silva da OCP na reunião de câmara do passado dia 2 de Outubro, “uma maquete só existe quando há um projeto, e esta que foi apresentada, em cima das eleições, não corresponde a nada”. Não podemos passar a ideia às pessoas de que há um projeto, porque o projeto não existe. Há um estudo dos problemas do porto de mar (…) que aponta várias soluções, mas é um primeiro passo. Agora é preciso fazer um estudo de impacto ambiental para ver se a solução encontrada, e amplamente discutida, serve”, disse a vereadora.