11.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 26 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraVila Nova de Cerveira reconhecida com a Bandeira “Vila de Excelência –...

Vila Nova de Cerveira reconhecida com a Bandeira “Vila de Excelência – Nível III”

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribuiu a Bandeira “Vila de Excelência – Nível III”, como reconhecimento público do meritório trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver, no âmbito das ações de qualificação do seu território, pelas práticas inovadoras nos eixos da regeneração urbana e da mobilidade amigável. Cerimónia de entrega decorreu, esta tarde, na Biblioteca Municipal.

 

Vila Nova de Cerveira pretende assumir-se como um espaço de vitalidade urbana, promotor da mobilidade suave e da inclusão dos seus cidadãos nos diferentes espaços urbanos da vila. Foi com este pretexto que, em 2014, a Câmara Municipal aderiu à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, assumindo um conjunto de compromissos e de desafios em torno da melhoria da acessibilidade do espaço público.

A distinção de Nível III (de cinco) hoje recebida pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, das mãos da Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Engª Paula Teles, é fundamentada com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Vila Nova de Cerveira, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”.

No contexto da regeneração urbana, destacam-se os projetos concluídos de requalificação do espaço público envolvente à Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira, da Praça D. Dinis e da sua envolvente, do espaço público envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira. Além destas medidas de requalificação, é de salientar ainda as obras de adaptação do antigo edifício do Bombeiros para o Edifício de Cultura e Inovação, a requalificação da Praceta Queirós Ribeiro e a reabilitação do Auditório Municipal.

O projeto de requalificação do Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza também é evidenciado pela intervenção de qualificação deste património natural cerveirense, com dois níveis: um direcionado para a qualificação e valorização ambiental e, outro para a criação de um espaço acessível e inclusivo, que respeite as limitações e diferenças de cada utilizador e, onde a mobilidade suave será um dos fatores principais.

Não obstante, há ainda planos e estudos em desenvolvimento, como o incremento de mobilidade suave e acessível para todos ao centro urbano de Vila Nova de Cerveira; a requalificação do espaço público envolvente à Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira; a requalificação da Praça D. Dinis e envolvente; a requalificação da Praceta Queirós Ribeiro; a adaptação do Antigo Edifício dos Bombeiros para Edifício de Cultura e Inovação; a reabilitação do Auditório Municipal; a qualificação do Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza; e a requalificação do Espaço Público Envolvente ao Bairro da Calçada, à Urbanização de Cerveira e ao Centro Escolar de Cerveira.

Este conjunto de ações iniciadas em 2014, e que em 2015 e 2017 já foram distinguidas com o Nível I e Nível II de Vila de Excelência, respetivamente, convenceu o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, em contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a atribuir o galardão da Bandeira de Vila de Excelência – Nível III a Vila Nova de Cerveira, que será hasteada no parque de Lazer do Castelinho.

A anteder a entrega da bandeira, a autarquia cerveirense desafiou os comerciantes do centro histórico a assistir a uma sessão de esclarecimento dedicada à temática do “Espaço Público Pedonal e Acessível – Vantagens Económicas para o Comércio Local”, proferida pela Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Eng. Paula Teles.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares