A Praia do Cabedelo vai receber o PWA Grand Slam, no âmbito do Campeonato do Mundo de Windsurf, o maior evento do género a nível mundial em 2018. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pelo Feelviana Sport Hotel, conta com o total apoio da Associação Portuguesa de Windsurf (APWind) – e a PWA (Professional Windsurfers Association).
A iniciativa, que acontece pela primeira vez em Portugal, foi ontem apresentada em conferência de imprensa e decorrerá entre 14 e 24 de Junho do próximo ano na Praia do Cabedelo. O grande evento PWA, com dez dias de provas, integra três disciplinas: slalom, freestyle e wave e está inserido no Circuito Mundial de Windsurf.
A prova internacional vai contar com a presença de duzentos atletas de 35 nacionalidades diferentes e trata-se de um evento “global com cobertura mediática mundial”. No que toca a presenças, estão previstas mais de três mil noites de alojamento, pelo que o Presidente da Câmara Municipal se mostrou convicto de que a iniciativa trará proveitos económicos e turísticos, para além dos desportivos e que será mais uma prova internacional a decorrer em Viana do Castelo.
José Maria Costa afirmou que, com o evento, Viana do Castelo entrará de forma total no mapa dos desportos de vento e náuticos sendo que, para o presidente da Associação Portuguesa de Windsurf, as condições naturais de Viana do Castelo para acolher provas de windsurf foram um dos principais motivos para a presença desta prova internacional, uma opinião secundada pelo responsável pela entidade internacional e pelo responsável do primeiro sports hotel português.