22.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 12 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Unidade de Saúde Familiar da Meadela concluída

Viana do Castelo: Unidade de Saúde Familiar da Meadela concluída

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, visitou a nova Unidade de Saúde Familiar da Meadela, cuja empreitada está já concluída, depois de um investimento que ascendeu a 3.418.418 euros e que vai permitir dar resposta a um anseio da população daquela área da cidade.

O novo equipamento de saúde ocupa uma área aproximada de 4.000 metros quadrados e conta com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, 4 consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, integrando ainda salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas-de-banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.

O terreno onde foi implementada a USF da Meadela conta com um declive ligeiro de aproximadamente 4 metros entre a via de acesso e o ponto mais alto do terreno, pelo que o projeto teve como inspiração a morfologia e caraterísticas do local, nomeadamente o declive, e a intenção de minimizar a diferença de alturas entre os edifícios vizinhos e altura do programa funcional.

Captura De Ecrã 2024 02 22, às 18.38.49

Neste sentido, a premissa “foi fazer um ‘não edifício’ camuflado na paisagem, como se um jardim de tratasse”. Os acabamentos e aspeto final tiveram inspiração na história do concelho de Viana do Castelo e da sua produção de tijolos cerâmicos. Este material, para além de resistente, económico e de baixa manutenção, permite oferecer ao exterior uma imagem rica, trabalhada e com uma linguagem uniforme, pelo que todo o edifício é revestido a tijolo cerâmico preto.

De acordo com o projeto, a proposta apresentou uma organização distinta entre utentes e funcionários, distinção esta que surge desde o parque de estacionamento até à entrada dos diversos consultórios. No interior, a separação dos diferenciados serviços é realizada pelo átrio de entrada que separa as áreas de salas de espera que, posteriormente, encaminham para o serviço destino.

Recorde-se que o Norte 2020 tinha aprovado a candidatura apresentada pela Câmara Municipal a fundos europeus, o que permitiu o financiamento necessário à empreitada de construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela. Este projeto resultou de uma parceria efetuada através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Viana do Castelo, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).
O Município garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário para depois ser entregue à ULSAM.

Captura De Ecrã 2024 02 22, às 18.38.41

No Plano de Atividades e Orçamento para 2024, a rubrica de Saúde garantiu um aumento superior a 118 mil euros relativamente ao ano passado, representando 2,4 M€ (2,6%) nas grandes opções do plano. Um dos grandes objetivos passa por aumentar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde de proximidade com a construção de três novas Unidades de Saúde (Unidade de Saúde da Meadela – agora concluída -, Alvarães e Litoral Norte – Afife, Carreço e Areosa).

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares