8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNão CatalogadaViana do Castelo: Museu do Traje com nova imagem e exposições renovadas

Viana do Castelo: Museu do Traje com nova imagem e exposições renovadas

Captura de ecrã 2020-07-21, às 19.52.43
O Museu do Traje de Viana do Castelo apresenta-se com uma nova imagem e preparou uma programação variada de exposições para atrair vianenses e turistas. A nova imagem e a renovação das exposições temporárias e permanentes visa “preparar a cidade para receber bem quem vem de férias ou visitar Viana do Castelo”, como referiu o Presidente da Câmara Municipal. O autarca refere mesmo que “o Museu do Traje vestiu-se de festa para a altura das nossas festas”.

Aos jornalistas, José Maria Costa assumiu que, apesar da pandemia, o Verão é sempre sinónimo de acréscimo do número de visitantes e que apesar de as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia irem acontecer em moldes diferentes, utilizando os meios digitais, o Município quer apresentar-se atrativo, garantindo que os museus vianenses estão com os planos de contingência ativados e cumprem todas as regras de segurança.

A Vereadora com o pelouro do Património e Equipamentos Culturais, Carlota Borges, explicou que o exterior do Museu do Traje foi reestruturado, tendo sido substituídas as lonas decorativas. Uma das imagens apresenta um QR Code para que os visitantes possam aceder, através do telemóvel, aos vídeos que o Município dispõe sobre o museu.

A 23 de julho, esta quinta-feira, será inaugurada “Bem-vinda sejas Amália”, uma exposição itinerante que está a assinalar o centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues. A exposição estará disponível em Viana do Castelo até 3 de setembro. No mesmo espaço, estará também exposto o traje que a artista envergou em 1998, quando esteve em Viana do Castelo enquanto Presidente da Comissão de Honra das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

De 6 a 22 de outubro, o Museu do Traje estará encerrado, para remodelações. Depois, a 23 de outubro, inaugura a exposição “O Traje no Mundo Infantil”, que irá apresentar os trajes típicos envergados pelos mais pequenos, num apelo às escolas e aos mais jovens, estando disponível até 29 de novembro.

Para o final do ano irá inaugurar uma exposição permanente dedicada a Amadeu Costa, cujo centenário do nascimento se celebra a 23 de outubro. Amadeu Costa sempre assumiu o seu amor pela divulgação dos usos e costumes locais, mormente o traje à vianesa, além da organização da Romaria d’Agonia.

Foi um incansável lutador pela criação de um museu dedicado ao traje regional em Viana do Castelo. No momento da aquisição do edifício do Banco de Portugal para a instalação do Museu do Traje, em 1996, foi ele que organizou a exposição Traje Regional, a primeira que aí se realizou. Também por esta razão, o museu atribuiu a uma das suas salas o nome de Galeria Amadeu Costa.

O ano terminará com a segunda edição da exposição temporária “Natividade”, que irá apresentar Presépios de Viana feitos por artesãos.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares