9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo hasteou 8 bandeiras azuis com praias adaptadas à situação...

Viana do Castelo hasteou 8 bandeiras azuis com praias adaptadas à situação pandémica

O Município de Viana do Castelo ostenta 8 bandeiras azuis nas praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo do Neiva. O processo de avaliação, mais demorado este ano pela situação pandémica decorrente do COVID-19, envolveu a garantia de situações de detalhe, nomeadamente a existência de salas de isolamento COVID-19 em todas as praias, a sinalética de circulação nos 8 km de rede de passadiços, a limpeza permanente dos sanitários e a regulamentação especial do funcionamento dos concessionários.

Recorde-se que a atribuição de Bandeira Azul implica a garantia de informação e educação ambiental, garantia de qualidade da água, garantia de gestão ambiental sustentável e dos equipamentos e a garantia de segurança balnear.

A costa de Viana do Castelo, com mais de 40 recantos de areia e outras rochas brandas, distribui-se por mais de 24 km. Dotada de 10 troços com qualidade para a prática balnear, as praias de Viana do Castelo são santuários onde a Natureza e a Cultura estão bem conservadas.

Inseridas na Zona Especial de Conservação do Litoral Norte e onde estão classificados 5 dos 13 monumentos naturais de Viana do Castelo, as dez praias têm águas de excelente qualidade e temperatura amena, e são servidas por uma rede de 8 km de passadiços, cuidadosamente mantidos e fundamentais para a garantia das acessibilidades. Estas infraestruturas são essenciais para a proteção dos ecossistemas dunares. A vigilância, assistência e socorro balnear está a cargo da Associação de Nadadores Salvadores Coordenada Decimal, que garante um corpo de 38 nadadores salvadores que opera em conjunto com a Autoridade Marítima, através de 4 viaturas de apoio de assistência à emergência.

Fruto da crise sanitária global provocada pela COVID-19, a Câmara Municipal de Viana do Castelo reforçou os cuidados e a atenção sobre o desenvolvimento da época balnear, tendo sido criados circuitos nos passadiços, protocolada a criação da figura do Assistente de Praia com o Corpo Nacional de Escutas e implementado um sistema que permite a monitorização do estado de repleção dos recipientes de resíduos, e a avaliação da qualidade do serviço dos balneários. Esta rede é de utilização gratuita, assegurando-se a limpeza e higienização, em regime permanente, em todas as praias do concelho de Viana do Castelo.

Foi também desenvolvida a webapp praias.cm-viana-castelo.pt, lançada em junho passado, que disponibiliza informação fundamental, como os pontos de sinistralidade balnear, a lotação da praia e do respetivo parque de estacionamento, os sentidos de circulação nos passadiços, entre outras informações importantes, como os contactos de emergência.

A operação balnear, iniciada em 27 de junho passado e que decorre até 30 de agosto, implicou um investimento direto do orçamento municipal de 403 mil euros.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares