15.8 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo: Executivo aprova apoios de mais de 340 mil euros...

Viana do Castelo: Executivo aprova apoios de mais de 340 mil euros para freguesias

Na última reunião ordinária de executivo, Viana do Castelo aprovou duas propostas num valor global superior a 340 mil euros para apoiar as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho para questões de mobilidade, segurança rodoviária e material circulante e ainda para a construção e requalificação de equipamentos.

Assim, a proposta Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança rodoviária e material circulante, no valor de 211.845 euros, vai permitir apoiar oito Juntas e Uniões para empreitadas e aquisições variadas.

Para a Areosa, foram aprovados 15.000 euros para a 1ª fase da aquisição de viatura para transporte escolar e, para Darque, 18.765 euros para a conclusão de aquisição de viatura para transporte escolar. Foram ainda definidos 25.000 euros para Perre, para a 1ª fase da pavimentação do Caminho da Cerca e da EM 302 e 40.000 euros para Santa Marta de Portuzelo, no âmbito da 1ª fase da empreitada da Rede de Águas Pluviais na Rua das Condominhas, Rua de Fonte Cova, Rua de Petigueiras e Rua de Linhares.

Para a União de Freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira) e Deão foram aprovados dois apoios: 20.000 euros para a 3ª fase da aquisição de viaturas para transporte escolar e 40.000 euros para a 2ª fase da requalificação do Largo da Feira a sul da Avenida do Antigo Concelho.

Já para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria foram definidos 15.000 euros para a 1ª fase da aquisição de viatura para transporte escolar e igual verba foi também decidida para a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, também para a primeira fase de aquisição de viatura para transporte escolar. Finalmente, foram aprovados 13.580 euros para Vila Nova de Anha, para alargamento da Rua 2 de julho de 1985 e ainda 9.500 euros para pavimentação do Beco do Martinho, na mesma freguesia.

Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos, no valor de 128.330 euros, inclui 20.000 euros para Alvarães, para a conclusão da beneficiação e requalificação da Azenha d’Almerinda e 17.930 euros para Castelo do Neiva, para colocação de capeamento, capitéis e tubos de águas pluviais em edifício propriedade da Junta de Freguesia – sede de associações.

Foi ainda aprovada uma verba de 25.000 euros para São Romão de Neiva, para 2ª fase de arranjos exteriores do Centro de Convívio, e ainda 65.400 euros para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, para conclusão da remodelação e alteração da Casa do Povo de Barroselas.

De acordo com a proposta, estes apoios surgem para “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares