12 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaVenade festeja São Sebastião

Venade festeja São Sebastião

Sebastião é, com os Santos de Junho, dos mais festejados em Portugal. É o que resulta do recenseamento das festas populares, terminado em 1989 em todo o país, a que responderam 74% das paróquias.

Os dez santos e invocações celebradas mais frequentemente eram, por ordem decrescente, S. António, S. Sebastião, N. S. da Conceição, N. S. de Fátima, Santíssimo Sacramento, S. João, Coração de Jesus, N. S. do Rosário, Espírito Santo e S. Pedro. São Sebastião era festejado em 282 paróquias.

Os fiéis invocam S. Sebastião, desde a Antiguidade, como advogado “especial” contra as pestes e epidemias.

Na Paróquia de Venade, o dia de S. Sebastião é preparado com tríduo preparatório, que culmina com o dia litúrgico do Mártir.

A partir das 15:00 haverá recoleção na Paróquia, promovida para que os Fiéis Leigos tenham um tempo de “retiro” e intimidade maior com Deus, visto Sebastião ser um leigo que alcançou a santidade, vivendo no seu quotidiano a amizade com o seu e nosso Senhor. Às três horas da tarde é feita uma meditação na biblioteca da casa do adro, para que as pessoas depois possam refletir durante a tarde e fazer deserto interior e exterior. Para isso poderão usar os espaços do centro pastoral: a casa do adro, o passal, o jardim da igreja, o salão da catequese, o espaço do museu, a igreja paroquial… Poderá ser uma proposta intensa de oração e encontro.

Haverá também tempo e espaço para a celebração do sacramento da penitência e a oração do terço do rosário. Os devotos reúnem-se na igreja para a celebração da missa solene ao final da tarde, às 18:00. A celebração é solenizada pelo grupo coral da Paróquia.

Terminada a eucaristia, o povo é convidado a dirigir-se à casa do adro, onde são distribuídas as tradicionais fogaças, acompanhadas por um copo de jeropiga.

É aí que se faz o leilão das ofertas trazidas durante o tríduo. O valor das ofertas reverterão para a compra de um televisor, a fim de poder ser usado nestas atividades de evangelização.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares