12.5 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoValença: Orçamento de 19,5ME aposta na revitalização económica, nos apoios sociais e...

Valença: Orçamento de 19,5ME aposta na revitalização económica, nos apoios sociais e investimentos estruturantes

O Município de Valença conta com um orçamento de 19,5 milhões de euros para este ano. Um orçamento realista, pragmático, de encontro às reais e atuais necessidades do concelho, com uma grande resposta social e virado para o futuro.

Assegurar uma resposta social aos impactos da pandemia nas famílias valencianas, sobretudo as que ficaram mais fragilizadas e preparar todos os instrumentos possíveis para a recuperação económica, nomeadamente no comércio e turismo estão espelhados e salvaguardados neste orçamento.

Para o Presidente da Câmara, Manuel Rodrigues Lopes, “Este é um orçamento de rigor que pretende dar respostas concretas aos valencianos neste período singular que atravessamos. Vamos apoiar a economia e as famílias, mantendo as contas equilibradas e assim garantir a sustentabilidade atual e futura do concelho”.

Valença Melhor Terra para Viver e Investir

Este orçamento reflete a opção estratégica de apoio à atração de investimento, com um amplo pacote de incentivos para as empresas. Medida fundamental para a criação de mais riqueza, mais emprego e mais qualidade de vida para os valencianos. Os residentes vão beneficiar do IMI mais baixo do pais, da receção da totalidade do do IRS municipal, entre outras medidas.

Comércio e Turismo

A área do comércio e turismo com fortes impactoss desta crise pandémica contará com todas as medidas de revitalização do setor, que estejam ao alcance doMunicípioo de Valença de modo a repor a dinâmica, projeção e valor destes dois setores estratégicos para o concelho.

Educação

A educação leva a grande fatia deste orçamento com uma conjunto de investimentos, nas mais diversas áreas, no sentido de proporcionar à comunidade letiva, as melhores condições. Transportes, refeições escolares, atividades de enriquecimento curricular, atividades de animação escolar, são algumas.

Ação Social

O braço social do município sai reforçado, neste orçamento, de modo a dar resposta pronta aos impactos da pandemia covid 19, mas também para assegurar mais bolsas de estudo, a recuperação de habitações degradadas e o apoio às instituições de solidariedade social do concelho.

Cultura

A dinamização de um pacote de eventos temáticos anuais e uma programação cultural alargada prevê-se neste orçamento se a situação pandémica o permitir.

Desporto

No campo desportivo destacam-se a requalificação dos equipamentos municipais e dos recintos do Torreense e Valenciano.

Apoio às Freguesias

Continuar a apoiar a dinâmica das freguesias com os instrumentos financeiros necessários à ação da política de proximidade à população.

Obras Públicas

As obras públicas avançam na cidade e em cada uma das freguesias, com destaque para a conclusão da Escola EB 2,3/S de Valença, a requalificação da avenida de Cristelo e a ciclovia urbana e a remodelação da entrada norte da cidade. Marcará ainda o ano de 2021, o avanço da requalificação do recinto do Campo da Feira, dos bairros sociais do concelho, da ampliação da rede de saneamento básico, da construção da casa mortuária da cidade, bem como um amplo pacote de obras em todas as freguesias.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares