Valença vai participar no acolhimento dos símbolos das JMJ. Os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), a Cruz Peregrina e o Ícone Mariano, vão começar a peregrinação pela Capela de S. Bento, em Cerdal, no dia 9 de janeiro, às 19h30.
De seguida, no dia 10, os símbolos vão passar pela sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, Lar da Cruz Vermelha, Sede dos Escuteiros e Igreja de Santo Estêvão. Por fim, no dia 11, estarão no Lar da Santa Casa da Misericórdia para depois descerem até à Ponte Internacional Centenária onde ficarão em exposição. Este ato final contará com a presença de Sacerdotes do Arciprestado de Valença, do Presidente da Câmara Municipal de Valença e do Alcalde de Tui, Capitão da GNR e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valença. Depois, os símbolos ainda passarão pela Igreja Paroquial de São Pedro da Torre, Centro Social e Cultural de São Pedro da Torre e Capela de São Teotónio, em Ganfei.
Os símbolos vão percorrer os dez Arciprestados do Alto Minho entre dezembro e janeiro. Depois de Valença prosseguem para Monção nos dias 12, 13 e 14; nos dias 15 e 16 estarão em Melgaço; nos dias 17, 18 e 19 em Arcos de Valdevez; nos dias 20 e 21 em Ponte da Barca; entre os dias 22 e 25 em Ponte de Lima; e de 26 a 29 em Viana do Castelo.