9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasPaísTradições mantêm-se em Caminha apesar do fim do feriado de 1 de...

Tradições mantêm-se em Caminha apesar do fim do feriado de 1 de Novembro

Hoje deveria ser feriado, mas não é. Assim o ditou a troika, assim ordenou o Governo. Hoje, 1 de Novembro, deveria ser Dia de Todos os Santos, mas é um dia normal de trabalho. Ainda assim, as tradições ainda se mantêm em Caminha como é o caso das Alminhas de Merda e da Feira dos Santos.

“Um roubo”. É desta forma que a União de Sindicatos de Viana do Castelo classifica o fim do feriado de 1 de Novembro. Pela primeira vez, este feriado não é assinalado no calendário português.Foi uma das medidas concretizadas pelo Governo no âmbito do memorando de entendimento com a troika.

Isto apesar de 1 de Novembro continuar a ser feriado em outros países da Europa, como em Espanha e em França.
1 de Novembro era um feriado religioso, Dia Santo, que desapareceu do calendário português com a concordância do Vaticano. As celebrações religiosas de Todos os Santos passaram para Domingo.

Uma decisão que gera dúvidas, até mesmo nos padres. É o caso de Filipe Sá, pároco de Caminha e Vilarelho que acredita que as celebrações religiosas de Todos os Santos vão perder fieis com a mudança para o fim-de-semana.

Mesmo sem feriado, as feiras de todos os santos continuam a realizar-se na região. Hoje há feira em Caminha, e há feira em Cerdal, Valença, que é uma das maiores da região e que a organização vai manter neste dia, sobretudo para os espanhóis, que ao contrário dos portugueses matêm o feriado.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares