24.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaSpace Festival regressa em Novembro

Space Festival regressa em Novembro

O Space Festival regressa em 2022, de 3 a 26 de Novembro, com o objetivo de continuar a promover o acesso a projetos consolidados e emergentes que se dedicam à música experimental e improvisada ou encontram nela a sua base, fora dos grandes centros urbanos. Além de Caminha, onde decorreu o festival em 2021, o Space Festival acrescenta 4 novas localidades ao seu itinerário: Paredes de Coura, Montemor-o-Velho, Ponte de Lima e Monção.

É um festival que privilegia a passagem por territórios de baixa densidade, para que localidades de pequena e média dimensão sejam também palco para a cultura contemporânea.

O cartaz deste ano inclui nomes como Gustavo Costa, OCENPSIEA, João Pais Filipe, Ricardo Jacinto, Vera Morais e Hristo Goleminov, Krake, Cíntia, Margarida Garcia, The Rite of Trio e Cluster – Grupo Experimental de Matosinhos. Além de concertos, inclui também espetáculos com interação entre música e vídeo, como é o caso de alguns filmes-concerto do Space Ensemble: Filmes da Terra do Pai Natal, incluido no programa de serviço educativo, e a estreia do novo espetáculo Music For Short Films, que será apresentado em vários locais criando combinações únicas de músicos e filmes a cada apresentação. O Space Festival receberá também o ensaio audiovisual Sobre a Cegueira (inspirado no romance “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago), de Vitor Joaquim, João Silva e Raquel Castro, Cody XV, um projeto de Pedro Sousa, e Ry Vuh, que junta Jorge Queijo e Jorge Coelho na bateria e guitarra, acompanhados por João Guedes nos efeitos visuais. Será também apresentado o espetáculo participativo Minho, Coura, Lima, transversal aos municípios de Paredes de Coura, Monção e Ponte de Lima, que já está a ser desenvolvido com as comunidades de cada local, que participam nos espetáculos finais apresentados nas três localidades no âmbito do Space Festival.

Este ano, o festival estende a programação a outros domínios e apresenta, no primeiro fim de semana em Parede de Coura, o filme SOA, de Raquel Castro, que parte do som para abordar temas como ecologia, cidadania, igualdade, políticas urbanas e de como a paisagem sonora nos afeta. SOA foi reconhecido com os prémios “Melhor Filme” na secção “OUTROS OLHARES” do Festival Caminhos do Cinema Português (2020) e NETFLIX AWARD 2021 – Portuguese Women Filmmakers.

O Space Festival é organizado pela Associação Cultural Rock‘n’Cave e pelo Space Ensemble, projeto artístico com origem nas primeiras edições deste festival que surgiu em 1999, em Coimbra. Até 2005, no decorrer de várias edições itinerantes em diversos locais como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, programou inúmeros artistas portugueses de referência, abordando os novos rumos da música contemporânea possibilitados pela via da experimentação, da improvisação e das novas tecnologias digitais. A edição de 2021 valeu ao Space Festival um lugar no TOP 10 de festivais nomeados para a categoria Best Cultural Programme nos Iberian Festival Awards.

É objetivo do festival estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas em todo o território nacional, para que este género de música se torne mais acessível em vários pontos do país.

Programação completa, bilhetes e outras informações em: www.spacefestival.pt.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares