24.2 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 24 Junho, 2024
spot_img
InícioOpiniãoPorque hoje é sexta: OMISSÃO

Porque hoje é sexta: OMISSÃO

Acusar o Presidente da República de Traição à Pátria é apenas mais uma jogada política do chega. Mas, um Presidente de Câmara que não pugna pelos interesses dos caminhenses não estará a trair o concelho?

Posto Nautico Scc

Em recente visita a Caminha fui espreitar o posto náutico do Sporting Clube Caminhense, do qual sou sócio há quase 59 anos. Entristeci-me com o aspeto degradado, mas, logo de seguida vi um painel que ainda mais me entristeceu.

Nas paredes dum edifício que parece ao abandono, propriedade do meu clube, uma empresa privada galega faz publicidade ao mini-ferry que parece quase uma piada ao verdadeiro, ali ao lado a apodrecer, ao abandono, a poluir as águas do minho e coura, nas quais os nossos remadores entram e saem a cada treino.

Imagino que essa empresa espanhola pague bem ao SCC por ter ali a sua publicidade e pague também as respetivas licenças à Câmara ou à Capitania, até porque usa a doca do SCC:

Doca Scc

Como gosto de me informar, perguntei porque não tem ali a sua publicidade também, as 4 ou 5 empresas de caminhenses que fazem transportes de turistas e peregrinos entre Caminha, a Ínsua, Camposancos e o Pasaje.

Salvo melhor contraditório, que o senhor Comandante da Capitania poderá fazer, essas empresas, segunda a própria empresa galega, são ilegais, “barcos piratas” como se pode ver nas suas RRSS.

Taximar

O Senhor Comandante da Capitania de Caminha está a ser posto em causa por esta empresa: permite navegar e transportar passageiros a “Barcos Piratas”.

Estará a “Doca do Caminhense” legal e adequada para o atraque de embarcações do porte do Ferry Elécrico?

Leva-nos este assunto à interrogação acerca do que estará a Camara a fazer pelo Turismo em Caminha, relacionado com os Caminhos de Santiago e com o aproveitamento das condições naturais que Deus nos deu, já estará talvez arrenpendido.

No site da Câmara de Caminha, sobre o Caminho de Santiago, o que se encontra é:

Albergue Peregrinos Caminhos Santiago

Sobre travessias para turistas ou peregrinos o que está no site da Câmara, daria para rir, datado de Junho de 2021, se não fosse tão triste:

Ferry 9 Julho 2021

É isto que o Presidente da Câmara de Caminha faz pela promoção do Concelho e das atividades económicas relacionadas com o Turismo?

O que fez junto da Capitania e esta junto dos seus homólogos de Tui para permitir, assegurar e promover a atividade de cada vez mais empresas, gerando mais empregos e rendimentos do trabalho para os Caminhenses?

Porque se está a dar o Monopólio das travessias do Minho a esta empresa espanhola? Que interesses cruzados por aí andam?

Afinal o que é pior, o Liberalismo da sã e leal concorrência ou o capitalismo Monopolista promovido, ainda que por omissão, pelo estado, neste caso pela Câmara Municipal.

Não fazer nada é muito pior do que fazer e por vezes errar. A omissão no exercício de cargos públicos é grave. Se não fazem nada para promover Caminha e as atividades dos caminhenses que geram receitas e empregos no concelho, estão na Câmara a fazer o quê?

Os nossos amigos Galegos, sabem bem defender os seus interesses, não precisam da ajuda das autoridades portuguesas.

Leiria, 17 de Maio de 2024

p.s. Já agora, a Capitania do Porto de Caminha já inspecionou e licenciou a embarcação “Xacobeo” bem como as condições de atracagem da Doca do Sporting Clube Caminhense, desenhada para barcos de competição e pequenas embarcações?

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares