Celebrando-se este ano os 50 anos da Revolução dos Cravos, Ponte da Barca prepara-se para uma série de eventos destinados a honrar o legado do 25 de abril de 1974. Iniciado em janeiro com uma Exposição de Cartazes e Artefactos das primeiras eleições livres do país, bem como uma homenagem musical às Canções de Abril, o calendário de eventos promete cativar a comunidade.
Ainda no mês de março, a Biblioteca Municipal torna-se palco da exposição “25 de Abril Rumo ao Cinquentenário”, organizada pela CIM Alto Minho, em parceria com a RIBAM – Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas do Alto Minho, e apoio do município de Ponte da Barca, destacando os momentos-chave que levaram à revolução, e dedicando o Dia da Poesia com o evento “Dizer e Ler Abril”, em colaboração do Agrupamento de Escolas.
À medida que abril se aproxima, as atividades intensificam-se. Uma exposição itinerante percorrerá o concelho, convidando os habitantes a refletirem sobre “Onde Estávamos há 50 Anos?”. Um concerto de apresentação do videoclipe “Carolina Adormecida”, pelos Gaiteiros de Bravães, faz ainda parte das celebrações, enquanto o cinema e o teatro, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, proporcionarão uma imersão cultural, com exibições de filmes e performances ao vivo que revisitam os eventos e o ambiente da época.
No dia 25 de abril, terá lugar a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal, com momentos de Poemas de Abril e Canções de Intervenção, relembrando a importância da resistência cultural na luta pela liberdade. No mesmo dia, um dos pontos altos das celebrações decorrerá com o Musical dos 50 Anos do 25 de Abril, uma produção que contará com a participação da Orquestra Viv´arte, solistas convidados e a Academia de Música local.
O culminar das celebrações decorrerá em novembro, com uma Conferência intitulada “50 Anos Depois, Cumprir Abril!”, seguida de um espetáculo musical, naquela que será a sessão de encerramento.