14.2 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 8 Novembro, 2024
spot_img
InícioDistritoPonte de LimaAS plantas perderam a cabeça?

AS plantas perderam a cabeça?

Já ouviu falar de casamentos, divórcios ou de uniões feitas à força e de casamentos de conveniência, até, entre plantas? E já lhe disseram que no reino vegetal não há juras de amor eterno? Pois bem, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], sedeada em Ponte de Lima, vai conseguir perceber tudo isso e muito mais nos diferentes workshops que se realizam dias 14 de Abril, em Julho (dia a definir), e 22 de Dezembro, com o professor José Raúl Rodrigues. A iniciativa, lançada no âmbito da Unidade de Extensão da ESA-IPVC, é dirigida a todos os membros IPVC e público em geral. As inscrições encontram-se disponíveis até este Sábado, 12 de Abril!

O que é a enxertia? Para que serve? Como se faz? Quando se faz?

Um pessegueiro a dar ameixas? Um marmeleiro a dar marmelos e peras? Uma laranjeira a dar limões?
Para fazer você mesmo, aprenda com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana, em Ponte de Lima.

Fomos procurar saber o que é a enxertia junto de Raúl Rodrigues, docente da Escola Superior Agrária do IPVC: “a enxertia é como uma espécie de casamento, um processo a partir do qual, dois biontes vão viver eternamente unidos um ao outro”, explica.

“Para que esta união seja duradoura, é necessário que haja compatibilidade entre ambas as partes. Situações de incompatibilidade ou falta de afinidade podem manifestar-se logo de imediato, ao fim de alguns meses ou mesmo anos. Quando esta compatibilidade se perde,  o divórcio é inevitável e, entre as plantas é um processo é irreversível. Uma das partes acaba por morrer”, esclarece ainda o docente.

“Porque este é um casamento de conveniência, uma união feita à força e, como tal, nem sempre dá os resultados desejados. Tudo isto acontece, porque no reino vegetal não há juras de amor eterno”, conclui Raúl Rodrigues que ministrará este Workshop na ESA-IPVC, sedeada em Ponte de Lima.

Tudo isto irá ser tratado no primeiro “workshop sobre enxertia de fruteiras” a realizar na ESA-IPVC, em Refóios do Lima, Ponte de Lima, , nos dias 14 de Abril, em Julho (dia a definir), e 22 de Dezembro. Esta iniciativa é aberta ao público em geral.

As inscrições encontram-se disponíveis até 12 de Abril. Toda a informação encontra-se disponível no portal do IPVC, em www.ipvc.pt e/ou no da sua Escola Superior Agrária, em www.esa.ipvc.pt .

Programa

14 de Abril (semana da Páscoa):
14:00 h – aula sobre técnicas de enxertia de primavera
15:00 – prática simulada
16:00 – enxertia no campo

Julho: (dia do concurso gastronómico) – a definir
14:00 h – aula sobre técnicas de enxertia de verão
15:00 – prática simulada
16:00 – enxertia no campo

22 de Dezembro:
14:00 – Oferta das plantas enxertadas aos participantes e instruções para a plantação no local definitivo

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares