14.1 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 21 Abril, 2025
spot_img
InícioNotíciasPaísPaís: Criação de ministério é reconhecimento da importância da habitação – APPII

País: Criação de ministério é reconhecimento da importância da habitação – APPII

A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) congratulou-se  com a criação do Ministério da Habitação e considerou que se trata do reconhecimento do Governo da importância do tema para o país.

“Numa altura crucial para o país, a criação, pela primeira vez, de um Ministério dedicado à habitação, é o reconhecimento – por parte deste executivo – da importância da habitação para o país e sobretudo para os portugueses”, afirmou a associação, em comunicado.

O presidente da APPII, Hugo Santos Ferreira, disse ainda que a recentemente nomeada ministra, Marina Gonçalves, que era já secretária de Estado da Habitação de Pedro Nuno Santos, “conhece bem os problemas e desafios que a habitação enfrenta, fruto do trabalho de proximidade que sempre pautou a sua atuação junto das várias entidades do setor”.

Assim, a associação acredita que a governante “reúne as condições para manter o trabalho que iniciou na resolução dos problemas para a criação de mais habitação acessível, tanto pela via pública como pela via privada, como seja a eliminação da burocracia e do caos do licenciamento urbanístico para assim colocar mais casas, de forma mais rápida e mais barata no mercado”.

“Este é o momento para concretizar as soluções já identificadas no passado recente para resolver esses problemas. A APPII, como membro do Conselho Nacional de Habitação, continua disponível para prosseguir o trabalho positivo que havíamos iniciado com a então secretária de Estado, agora ministra Marina Gonçalves”, acrescentou Hugo Santos Ferreira.

O primeiro-ministro, António Costa, propôs, na segunda-feira, os atuais secretários de Estados João Galamba e Marina Gonçalves, respetivamente, para as funções de ministro das Infraestruturas e de ministra da Habitação.

Com esta opção, o líder do executivo separa as pastas das Infraestruturas e da Habitação, áreas que até agora foram acumuladas pelo ministro cessante Pedro Nuno Santos.

Neste XXIII Governo Constitucional, João Galamba tem desempenhado as funções de secretário de Estado do Ambiente e da Energia, enquanto Marina Gonçalves tem exercido o cargo de secretária de Estado da Habitação.

Tanto João Galamba, como Marina Gonçalves, são destacados socialistas considerados próximos de Pedro Nuno Santos.

Marina Gonçalves, natural de Caminha e licenciada em Direito, foi assessora de Pedro Nuno Santos quando este desempenhou as funções de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS na anterior legislatura.

Os novos ministros tomam posse na quarta-feira, às 18:00, no Palácio de Belém.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares