9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaNúmero de peregrinos que passam por Caminha é cada vez maior

Número de peregrinos que passam por Caminha é cada vez maior

Os indicadores sobre o número de peregrinos que atravessam o concelho de Caminha em direção a Santiago de Compostela continua a bater todos os recordes. De acordo com os registos efetuados nos Postos de Turismo do concelho de Caminha, o número de peregrinos que fazem o Caminho Português da Costa cresceu 36% até ao final do mês de setembro e alcançou um novo máximo.

Os peregrinos oriundos da Alemanha continuam a liderar a lista de nacionalidade que passa por Caminha (os alemães representam pouco menos que um terço de todos os peregrinos), seguidos de perto pelos portugueses e espanhóis. Novidades só nos italianos que são, agora, a quarta nacionalidade mais representativa e, sobretudo, nos peregrinos que chegam dos Estados Unidos da América que entram de rompante no top 5 das tabelas de registo de caminheiros. Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “o crescimento do número de peregrinos de Santiago tem sido impressionante, mas sustentado. Todos os anos se percebe a chegada de mais gente ao nosso concelho que comem, dormem e compram na nossa terra. E mais, tiram fotografias e escrevem sobre a paisagem, a gastronomia, o património e as pessoas, levando as suas opiniões por todo o mundo através das redes sociais”. Para o autarca de Caminha, “o trabalho que vem sendo realizado nestes últimos anos de valorização do Caminho Português da Costa está, claramente, a dar os seus frutos. Investiu-se na sinalética, na preservação do património e na edição de livros e brochuras em diversas línguas e têm-se apostado na imprensa internacional – ainda há semanas esteve aqui uma revista italiana a conhecer os nossos trilhos – mas é preciso continuar o labor, em conjunto com os restantes Municípios que são atravessados pelo Caminho. Só este ano, abriram vários espaços de restauração e estalagem especialmente ligados aos peregrinos e, no próximo ano, esperamos que possa abrir um Albergue na freguesia de Seixas” rematou Miguel Alves.

Nos últimos 4 anos, o número de peregrinos registados em Caminha cresceu 143% graças a uma política de atração e investimento público e privado que tem potenciado a recente descoberta do Caminho Português da Costa feito por milhares de pessoas de todo o mundo. Da listagem de 63 nacionalidades já registadas este ano, ao lado das nações europeias que são a maioria, sobressaem países tão distantes como a Taiwan, Guatemala, Namíbia ou Líbano, símbolos da universalidade do Caminho e da atratividade do fenómeno que passa pelo concelho de Caminha.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares