24.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaNúmero de estrangeiros que escolhem o concelho para residir atinge um valor...

Número de estrangeiros que escolhem o concelho para residir atinge um valor recorde

No ano passado, registram-se como residentes no concelho de Caminha 60 cidadãos estrangeiros da União Europeia. O número configura um recorde, dando continuidade ao crescente número de estrangeiros que, nos últimos 6 anos, têm escolhido o concelho de Caminha para sua residência.

De acordo com Lei n.º 37/2006 de 9 de Agosto que regula o exercício de direito de livre circulação e residência dos cidadãos da União Europeia no território nacional, “os cidadãos da União cuja estada no território nacional se prolongue por período superior a três meses devem efetuar o registo que formaliza o seu direito de residência (…) junto da Câmara Municipal da área de residência”. Em Caminha esse número vinha a crescer – 19 em 2016, 31 em 2017, 42 em 2018 – e atingiu agora um máximo de 60 novos residentes que nunca tinha alcançado.

Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “este indicador acompanha todos os outros de incremento do número de turistas, de aumento da compra e venda de imóveis, de mais proveitos na economia local. Nos últimos cinco anos, o número de novos residentes dos países da União Europeia foi o triplo dos cinco anos anteriores. As pessoas podem ler e pensar que 60 novos residentes, durante um ano, são poucos mas se pensarmos que neste número não cabem os novos residentes de países fora da União e que, por exemplo, em 2018 nasceram 117 bebés no concelho – metade dos novos residentes – talvez compreendamos que estamos a ter resultados no esforço para estancar a perda de população graças à melhoria das condições de vida no concelho de Caminha”.

Os franceses lideraram a tabela de novos residentes em 2019 com 14 novos “caminhenses”, seguindo-se os espanhóis com 12, os alemães com 9 e os cidadãos de Itália e Reino Unido com 8 novos residentes cada um.

A título de curiosidade, neste ano de 2020 já se inscreveram dois novos residentes estrangeiros no concelho da foz do Minho.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares