Município de Caminha inicia processo de valorização da Casa Ventura Terra em Seixas

Data:

O Município de Caminha deu início ao processo de planeamento para a recuperação e valorização da Casa Ventura Terra, situada na freguesia de Seixas.

Em nota enviada à imprensa esta manhã, a Câmara Municipal informa que se realizou recentemente uma visita técnica ao imóvel, com a presença da Presidente da Câmara, Liliana Silva, acompanhada pelo Vereador Carlos Castro, pela equipa de Urbanismo do Município, representada pela Chefe de Divisão Lara Mendes, bem como por vários técnicos e funcionários municipais e pelo presidente da Junta de Freguesia de Seixas, Dionísio Rua.

Casa ventura terra carlos castro e liliana silva

Esta primeira deslocação ao local assinala o arranque dos trabalhos preparatórios e dos procedimentos necessários à definição de uma estratégia de intervenção que permita recuperar e valorizar este espaço de grande relevância histórica e cultural para o concelho.

“A recuperação da Casa Ventura Terra assume-se como um projeto estruturante para Caminha, integrando a estratégia municipal de valorização do património material e da identidade histórica do território. O objetivo passa por transformar este espaço num polo ativo de cultura e conhecimento, capaz de reforçar a oferta cultural do concelho e contribuir para a afirmação de Caminha enquanto destino turístico de referência. Está igualmente prevista a integração da Casa Ventura Terra numa futura rota cultural do concelho, permitindo criar novos circuitos de visitação e experiências culturais que valorizem a história local, promovam o património existente e reforcem a atratividade turística do território”, refere a Câmara em comunicado.

Casa ventura terra mar

Para o executivo municipal, “este é mais um passo consistente numa política de valorização do património que procura preservar a memória coletiva, potenciar os recursos culturais do concelho e projetar Caminha para o futuro, reforçando a ligação entre património, cultura, turismo e desenvolvimento local”, rematam.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Pescadores de Vila Praia de Âncora com projeto de 80 mil euros para edifício Onda

A Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora...

Câmara de Caminha espera ter rio Minho desassoreado em 2027/2028

A presidente da Câmara de Caminha disse hoje que...

Ministro espera ter portinho reconfigurado em Vila Praia de Âncora em 2030

O ministro da Agricultura e Pescas disse hoje esperar...