8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasEmpreende +Modelos de palmo e meio, a grande paixão da Miriam

Modelos de palmo e meio, a grande paixão da Miriam

 

São modelos de palmo e meio, alguns com poucos dias de vida. São bebés recém-nascidos e são a fonte de inspiração de Miriam Oliveira, uma designer que escolheu Caminha para viver e descobrir a sua grande paixão, captar em imagens a essência de uma nova vida.

Natural do Porto, Miriam veio estudar para Cerveira onde conheceu o Pedro, um colega de Caminha. A paixão partilhada entre o Minho e o Pedro fizeram com que a Miriam trocasse a agitação da cidade pela tranquilidade e o verde. Juntos tiveram uma filha e é aqui que tudo começa…

Com a chegada da filha em 2013, Miriam, que até então nem máquina fotográfica tinha, começa a sentir o gosto por segurar em imagens todos os pequenos detalhes destes recém-chegados, que mudam tão rapidamente de dia para dia.
Nunca mais parou e hoje a “Algodão Doce” fotografa recém-nascidos, bebés, crianças e grávidas.
No Empreende + mais desta edição convidamos os leitores a conhecerem o trabalho da Miriam, um trabalho cujo resultado final se traduz em imagens que tanto os pais como os filhos um dia mais tarde vão querer recordar.
“A fotografia é algo muito recente na minha vida. Surgiu em 2013 e até aí nem sequer uma máquina fotográfica tinha. Trabalhava com fotógrafos, fazia edição e pós-produção em computador e montagem de álbuns. Quando a minha filha nasceu comecei a tirar-lhe fotografias. Era muita a vontade de guardar tudo nessas primeiras imagens: as mãozinhas, os pezinhos, a boquinha pequenina, as expressões, a delicadeza, a perfeição… E foi a partir daí que nasceu o bichinho da fotografia direcionada especificamente para os mais pequeninos”.

miriam ribeiro 2

Para fotografar bebés com poucos dias de vida a Miriam fez uma formação específica porque isto de fotografar gente pequena tem muito que se lhe diga, como explica a fotógrafa.
“Este tipo de fotografia resulta muito bem nos primeiros quinze dias de vida do bebé. Às vezes dá para fazer um pouco mais tarde, até um mês de idade, mas o ideal é nos primeiros dias porque é quando eles dormem mais e são mais flexíveis, e conseguimos que eles fiquem na posição que queremos”.
Bebés dentro de caixinhas ou cestos, enrolados em panos confortáveis, com adereços e cenários que transbordam ternura são algumas das propostas da Miriam e que podem ser consultadas na página da Algodão Doce no facebook.

miriam ribeiro 6Neste tipo de sessão tudo é pensado para que o resultado final traduza as características mais delicadas, ternurentas e fugazes dos pequeninos. O objectivo é que as imagens provoquem em quem as aprecia um conjunto de sensações agradáveis ao contemplar o bebé. Para isso, tudo conta – desde o tipo de iluminação, à pose, passando pelas texturas dos materiais, as cores, as proporções e a escolha da foto certa. Uma sessão fotográfica com estes pequenos modelos pode demorar horas, por vezes uma tarde inteira e para que tudo corra na perfeição há alguns aspetos a ter em conta como explica a Miriam.
“Fotografar um recém-nascido é algo que implica uma série de condições que têm a ver com o conforto do bebé e é por isso que eu só fotografo em minha casa. Eu sei que assim consigo controlar todas as características do espaço de trabalho e recriar o ambiente perfeito para o recém nascido, nomeadamente a temperatura certa, e o tipo de luz correto para o tipo de fotografia que quero fazer”.

E como reagem os bebés a tudo isto? Miriam garante que reagem muito bem apesar da sua hipersensibilidade.
“Ao contrário do que muitas pessoas pensam os recém-nascidos, apesar de serem criaturas ainda muito primárias, têm uma grande percepção do meio que os rodeia. À medida que vamos crescendo a racionalidade vai tomando o lugar do instinto, vamos ganhando filtros que nos tornam seres menos intuitivos, por vezes impedem-nos de ter a percepção da realidade mas com os bebés isso é diferente, esses filtros ainda não existem o que os torna muito sensíveis a tudo. Qualquer novidade tem neles um grande impacto – cheiros novos, vozes diferentes, pessoas estranhas, estar completamente despido, o disparo da máquina… são pretextos mais que suficientes para não ceder ao sono. Por isso é preciso saber como colocar o bebé tão confortável e relaxado que todos esses estímulos novos fiquem em segundo plano”.

miriam ribeiro 4

Antes de iniciar uma sessão fotográfica Miriam aconselha os pais a deixarem o bebé acordado o máximo de tempo possível por forma a que quando a sessão se iniciar ele esteja a dormir.
“Se o bebé estiver a dormir as fotografias resultam muito melhor. Como sabe os recém nascidos ainda não direcionam bem o olhar e tem movimentos descoordenados. Isso em termos de fotografia é complicado. Se eles estiverem a dormir as fotos ficam perfeitas porque estão quietinhos e nós podemos manipulá-los melhor e pô-los em posições que vão resultar muito bem para transmitir o que pretendo”, explica.
miriam ribeiro 7Quando entram para a sessão fotográfica os bebés são entregues à fotografa e os pais ficam sentados no sofá a assistir como meros espetadores. “Sou eu que os tiro da cadeirinha, que os dispo, embalo e coloco os adereços necessários. Recorro aos pais o mínimo possível. Inicialmente tive receio que ficassem inseguros porque por vezes ponho os bebés em posições estranhas, mas que tenho a certeza que são seguras e que não os estão a magoar. Felizmente nunca tive nenhum pai que interferisse, também porque percebem que sei o que estou a fazer e confiam no meu cuidado. Durante toda a sessão, em cada pose, a segurança do bebé é a minha maior preocupação e está sempre assegurada”.
Terminada a sessão cabe à fotógrafa fazer a seleção das melhores fotografias que depois de trabalhadas são entregues aos pais numa caixinha onde, para além das otografias, segue também um CD com as imagens em formato digital.
Além dos recém-nascidos a Miriam também fotografa grávidas e crianças maiores. São sessões mais rápidas e com modelos mais irrequietos que é preciso saber entreter.
“Já não é tão fácil, tenho que estar sempre a improvisar. Tenho que cantar, fazer caretas e pantomimices para eles se rirem. É outro género de trabalho que também gosto de fazer mas a minha paixão são mesmo os recém-nascidos”, confessa.
Neste momento a Miriam aguarda a chegada da segunda filha o que deve acontecer lá para meados de agosto. Por enquanto as sessões fotográficas estão paradas mas em outubro a Miriam promete voltar ao ativo e às sessões com os recém-nascidos que tanto gosta.
miriam ribeiro 5

Os pais interessados em marcar uma sessão fotográfica com os seus bebés podem contatar a página da Algodão Doce no facebook. Para além de marcações, na página os pais podem também esclarecer dúvidas, fazer perguntas e apreciar alguns dos belíssimos trabalhos assinados pela designer que um dia descobriu que afinal a sua paixão era a fotografia.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares