10.1 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 24 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaJosé “El Peregrino” passou o Natal em Seixas

José “El Peregrino” passou o Natal em Seixas

Uma história de sobrevivência

Foi o único sobrevivente de um naufrágio de uma embarcação que se encontrava na costa da Noruega à pesca do bacalhau. Era o dia 1 de janeiro de 1999, uma data que José António Garcia nunca mais vai esquecer na vida.

Acredita que sobreviveu por milagre. Durante mais de 10 horas suportou em cima dos cadáveres de dois companheiros, as águas geladas da Noruega.

Depois de ter sido resgatado e submetido durante muitos meses a diversos tratamentos, os médicos disseram-lhe que não voltaria a andar. As lesões eram muitas e impossíveis de recuperar a 100 por cento.

Mas José António Garcia, também conhecido por José “el peregrino”, não se conformou com o veredicto dos médicos e, como bom marinheiro, depositou toda a sua fé na Virgem del Carmen a quem prometeu que se voltasse a andar percorreria a pé todos os lugares santos.

E assim fez. Nos últimos anos José “el peregrino” percorreu milhares de quilómetros a pé e só não foi ao Japão e à Austrália.

Há dias, vindo de mais uma das suas muitas peregrinações, passou por Seixas onde decidiu passar o Natal e só depois seguir para casa. Ficou hospedado no Albergue São Bento e foi lá que estivemos à conversa com José António Garcia que nos contou a sua história de sobrevivência e os milhares de quilómetros que já fez em agradecimento à Virgem del Carmen.

Contrariando todos os prognósticos dos médicos José António Garcia voltou a andar e tal como tinha prometido à Virgem, nos últimos 11 anos percorreu todos os lugares santos somando mais de 110 mil quilómetros percorridos a pé.

Vindo de Cracóvia, chegou a Seixas com frio, cansado e sem dinheiro. Graças à generosidade da direção do Albergue São Bento, na freguesia de Seixas, José António Garcia foi bem acolhido. Deram-lhe um teto para se abrigar da chuva e do vento, uma cama para dormir e comida.

Longe da família, José António Garcia passou o Natal em Seixas.

Depois de um merecido descanso em Seixas, José António Garcia partiu para Cadiz hoje para passar o Natal com a família, em especial com o neto.

Quando chegar a casa José António Garcia vai descansar e depois logo se vê se vão ou não continuar as sua peregrinações numa eterna gratidão à Virgem del Carmen, a Santa Protetora dos marinheiros.

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares