12.5 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 29 Fevereiro, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaJazzanova regressam a Portugal e apresentam-se a 16 de dezembro em Guimarães

Jazzanova regressam a Portugal e apresentam-se a 16 de dezembro em Guimarães

A noite de 16 de dezembro, sábado (21h30), marca o regresso a Portugal dos Jazzanova, que vêm acompanhados de um convidado muito especial, DJ Amir.

Com o disco “Strata Records – The Sound of Detroit – Reimagined by Jazzanova” como forte motivação para esta visita ao nosso país, o coletivo alemão dá nova vida a onze faixas escolhidas a dedo do catálogo da icónica editora de Detroit ‘Strata Records’, prometendo partilhar connosco do que melhor há na música jazz, funk e soul, não faltando vários sucessos da banda neste concerto que acontece no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães.

 

O Centro Cultural Vila Flor (CCVF) recebe assim um dos três concertos do regresso a Portugal dos Jazzanova, banda de Nu Jazz alemã formada em 1995 por DJ’s e produtores nativos de Berlim, que regressa também assim às edições e ao formato longa duração com “Strata Records – The Sound of Detroit – Reimagined by Jazzanova”, cinco anos após “The Pool” que marcou a última passagem do grupo pelo nosso país.

 

Como entidade que se assume em constante estado de transformação, as correntes de criatividade dos Jazzanova fluíram naturalmente e de forma constante ao longo das últimas décadas, por entre música diversa, incluindo pitadas de percussão afro, arranjos de música clássica, música chill out e muita influência de jazz.

 

Quando a equipa de Alex Barck, Claas Brieler, Axel Reinemer, Jürgen von Knoblauch e Stefan Leisering se conheceu, estavam todos mergulhados numa cena club que girava em torno – como diz Stefan – “funk, jazz, disco, latin… todos os tipos de coisas, mas principalmente discos antigos.” E o ímpeto inicial para entrarem juntos em estúdio foi simplesmente “ter algo novo para tocar nos sets de DJ juntamente com o material antigo”.

 

Desse início para o presente, neste que foi um dos lançamentos mais esperados de 2022 o coletivo inovador de Berlim reimagina o material essencial do agora lendário e efémero selo de Detroit dos anos 70, ‘Strata Records’, constituindo um trabalho notável ao reunir e trazer do passado gravações pioneiras desta editora pelas mãos de alguns dos músicos e mentes mais inovadoras da atualidade.

Em colaboração com DJ Amir (também conhecido como Amir Abdullah) e a 180 Proof Records, que reeditam oficialmente material dos cofres da editora há quase uma década, este novo e distinto álbum foi lançado pela BBE Music.

 

Com este novo projeto, desdobrado em diversos sons e estilos do legado da Strata Records numa declaração musical comovente e coesa que homenageia a comunidade de músicos criativos da editora, os Jazzanova trazem deste modo os sabores de Berlim (cidade sinónimo de música eletrónica) para uma visita às cidades de Guimarães, Porto e Lisboa.

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares