7.5 C
Caminha Municipality

Informação Municipal – 21 Fev. 2014

Data:

BAILES DE CARNAVAL DA SIRA PROMETEM NOITES MÁGICAS COM MUITA IMAGINAÇÃO

Baile de Carnaval da SIRA-1

Realizados há décadas, os Bailes de Carnaval da Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense (SIRA) são uma tradição no concelho de Caminha. Reúnem foliões do concelho e atraem muitos curiosos de outras localidades, que vêm em busca de uma noite cheia de animação. Este ano, a SIRA tem agendados três bailes de carnaval: um para os mais pequenos, na tarde do dia 2 de março e outros dois para os mais graúdos nas noites do dia 2 e 4 de março.

“São noites mágicas, em que as pessoas dão largas à sua imaginação”, é assim que Agostinho Gomes descreve os Bailes de Carnaval da SIRA. Segundo o presidente da direção, nestas noites a criatividade assim como a “liberdade de expressão” são as palavras de ordem. “De cara tapada as pessoas são diferentes”, admite. São como os “Bailes dos Salões”, que fazem lembrar o “carnaval em Veneza”, é a promessa deixada para os interessados em participar.

A menos de um mês da realização, a decoração e os preparativos já começaram. No entanto, tudo é mantido no segredo dos Deuses. “Ninguém sabe o que vai acontecer nesses dias”, explica Agostinho Gomes. De acordo com a tradição, os grupos de foliões preparam a sua fantasia, assim como a coreografia, em segredo. Por norma, participam 15 a 20 grupos em cada baile e há também quem fique nas galerias da sala a assistir ao espetáculo.

A fatiota é feita a rigor e a originalidade impera, pois para os melhores mascarados há prémios. Qualquer ideia conta, já que o tema é livre. Assim, para cada baile estão destinados prémios no valor de 400 euros. Já no Baile Infantil o melhor fantasiado pode ser agraciado, por exemplo, com uma máquina fotográfica.

A animação musical está também garantida. No domingo, dia 2, às 21h30, o Baile de Carnaval é animado pela Orquestra Renascer e, no dia 4, o Grandioso Baile de Carnaval conta com a música do Conjunto Top 5. Este baile acontece também às 21h30. Os mais pequenos são convidados a vestir a melhor máscara no dia 2, às 15 horas, para o Carnaval Infantil. Neste, os prémios serão entregues por escalões, sendo o primeiro entre os 1 e os 6 anos e o segundo dos 7 aos 12.

Os Bailes de Carnaval do SIRA chegam mesmo a tempo da comoração do 86º aniversário da Sociedade, que se assinala no dia 1 de março. Recorde-se que esta é uma coletividade com muitas atividades, desde o Grupo de Cantares, passando pela Escola de Concertinas até ao Grupo de Teatro. Atualmente tem “uma envolvência na ordem das 100 pessoas”, diz Agostinho Gomes, e organiza várias iniciativas como a Caminhada Noturna, o Encontro de Motinhas ou mais recentemente, o Festival do Bacalhau. Para breve tem agendada uma Mesa Redonda, em que vai ser abordada a temática da Guerra Colonial. Segundo o presidente da direção, a SIRA tem “uma atividade acima da média” e a sua ação “serve para formar pessoas para a vida”. A coletividade “ensina as pessoas a viver o associativismo, ensina as pessoas a viver em sociedade”, remata Agostinho Gomes.

Baile de Carnaval da SIRA-2

QUARTEL DOS BOMBEIROS DE VILA PRAIA DE ÂNCORA RECEBE BAILE DE CARNAVAL

Sábado, dia 1 de março é dia de Baile de Carnaval no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Com início marcado para as 21h30, este baile é um “retomar da tradição” de há alguns anos, explica Laurinda Araújo. A presidente da direção acrescenta que esta é também uma importante iniciativa para angariação de fundos, que se destina a ajudar a Associação a enfrentar algumas despesas, por exemplo, com a manutenção das viaturas.

“Vai haver muita diversão e animação”, garante Laurinda Araújo. A somar está a boa música e uns bons petiscos assegurados pelo bar disponibilizado. O preço de entrada ronda os 5 euros e haverá ainda um “prémio surpresa” para o melhor mascarado.

Esta é mais uma das ações de angariação de fundos levadas a cabo pela Associação. De acordo com Laurinda Araújo, os bombeiros estão ainda a cantar Janeiras em Vila Praia de Âncora, apesar de ser já fevereiro. “Vão continuar até percorrerem toda a freguesia”, explica. Está também a decorrer a campanha “Vamos dar uma telha aos bombeiros”, que se destina a ajudar na recuperação do Cine-Teatro dos bombeiros. Para maio, mais precisamente no dia 25, está agendado o BTT dos bombeiros, atividade em que são esperados 500 participantes, como refere a presidente da direção.

Recorde-se que o corpo ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora conta com cerca de 40 elementos e que em 2017 comemora 100 anos de existência.

Também no dia 4 de março vai decorrer o Entrudo da Serra d’Arga, com um corso de carnaval às 15 horas, em Dem. O corso termina no Centro Cultural de Dem, onde haverá um baile com concertinas, DJ e boas iguarias. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas através do número 935081661 ou nas Juntas de Freguesia de Arga de Baixo e Dem.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...