11.8 C
Caminha Municipality

GNR de Viana chama a atenção para os cuidados a ter com as queimadas

Data:

O Comando Territorial de Viana do Castelo alerta a população, que apesar de estarem reunidas as condições legais para a execução de queima de sobrantes, é fundamental que se tome a máxima prudência na sua execução.

De acordo com a GNR, deve-se “efetuar pequenos amontoados devidamente afastados com uma faixa de terreno limpo à sua volta, em vez de um único amontoado, e escolhendo dias nublados, húmidos e com pouco vento (abaixo do moderado)”.

Recomenda-se também a consulta prévia do Risco de Incêndio Florestal (RIF) no site do IPMA, I.P. (http://www.ipma.pt/pt/ambiente/risco.incendio/), do ICNF, I.P. (http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/risco-temporal-de-incendio), consulta telefónica para a GNR, Municípios ou Corpos de Bombeiros, a fim de saber se é possível a sua execução.

“Aquando da realização de uma queima de sobrantes, as pessoas devem levar um telemóvel, para dar o alerta em caso de incêndio e manterem-se vigilantes até à completa extinção da queima. Na eventualidade de ao final do dia a queima ainda possuir as brasas muito ativas, ainda que se cumpram todas as orientações de segurança, devem contactar a Proteção Civil e os Corpos de Bombeiros para alertar da situação”, explica

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...